Ano eleitoral faz os deputados federais faltarem a mais sessões da Câmara. Segundo apurou a organização não-governamental Congresso em Foco, os 84 parlamentares que foram candidatos a prefeitos, ou vice, tiveram um índice de faltas às sessões plenárias mais alto do que outros deputados. Eles faltaram em média 20% das sessões deliberativas. Os que não concorreram tiveram uma média de ausências de 15%. Os 513 deputados acumularam 7.643 faltas nas sessões destinadas à votação, entre 11 de fevereiro e 11 de dezembro. Com 100% de presença, o tucano Gustavo Fruet e Alceni Guerra (DEM) foram os paranaenses mais assíduos. Fruet participou das 96 sessões deliberativas da Câmara. Suplente de Cassio Taniguchi (DEM), Guerra foi a todas as sessões desde que assumiu o cargo. Além dos dois paranaenses, Outros 15 deputados não faltaram às sessões plenárias.
Faltosos
O deputado federal paranaense menos assíduo foi o petista André Vargas (PT), com um índice de faltas de 38,5%. Das 96 sessões, ele faltou 59. No quadro geral, ele aparece como o 18º mais faltoso. Das 37 faltas que teve, Vargas justificou 27. O segundo paranaense dessa lista foi Odílio Balbinotti (PMDB), com 34 faltas 21 não justificadas.
Retiro
Depois da aprovação da aposentadoria especial dos deputados estaduais na última sessão do ano, durante a madrugada, o presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (DEM), se refugiou no litoral do estado, em Guaratuba. Acompanha de perto os preparativos para a posse da cunhada, a prefeita eleita Evani Justus (PSDB).
Liderança
O vereador Mario Celso Cunha (PSB) continuará sendo o líder do governo municipal na Câmara. O convite a Mario Celso foi feito ontem, pelo prefeito Beto Richa. "Mario Celso fez um grande trabalho de interlocução do Poder Executivo com os vereadores nos últimos quatro anos. Tenho certeza de que esse trabalho continuará favorecendo o alto nível do relacionamento da Prefeitura com a Câmara", disse Richa.
Campanha
O presidente do Senado, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), intensificou sua campanha pela reeleição. Ontem visitou o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), e o líder do partido na Casa, Arthur Virgílio (AM). Mas alguns senadores dizem que preferem o candidato petista, Tião Viana (AC), e outros afirmam que o senador José Sarney (PMDB-AP) ainda está no páreo.
Influente
O presidente Lula da Silva é a 18ª pessoa mais influente do mundo, segundo lista elaborada pela revista norte-americana Newsweek. A justificativa é que, ao assumir, o Brasil estava à beira da ruína, e hoje tem US$ 200 bilhões em reservas internacionais. Barack Obama encabeça a lista. Lula aparece à frente do papa Bento XVI (37º) e do dalai-lama (46º).
Chico Noroeste
O deputado estadual Chico Noroeste, que trocou de partido após o período permitido pela Lei Eleitoral e corre risco de perder o mandato, apresentou recurso ao TSE invocando justa causa. Ele argumenta que foi automaticamente filiado ao PR, depois da fusão entre o Prona e o PL, que lhe deu origem. De acordo com o recurso de Guimarães, a fusão, "configura, por si só, justa causa que permite a desfiliação partidária".
Denúncia por euros
O Ministério Público Federal ofereceu denúncia à 5ª Vara Federal de Guarulhos contra o empresário Enivaldo Quadrado, pelo crime de falsidade ideológica. Réu no processo do esquema do mensalão, ele foi preso há duas semanas no aeroporto de Guarulhos, ao desembarcar com 361,4 mil euros (R$ 1,157 milhão), escondidos nas meias, na cueca e numa pasta.
Papai?
O senador Antonio Carlos Magalhães Junior (DEM-BA) disse ontem que a família foi surpreendida pelas ações movidas pela ex-modelo Siméa Maria de Castro Antun, de 40 anos. Ela alega que seu filho, Vítor Hugo Antun é fruto de uma relação com o deputado Luís Eduardo Magalhães, morto em 1998. Ela cobra na Justiça o reconhecimento da paternidade e participação na herança de ACM, morto em 2007.
Pinga-fogo
"Este tipo de afirmação nos faz lembrar triste período da história brasileira, quando da promulgação do AI-5, em 1968. Naquele momento, foram proibidos todos os tipos de manifestação de rua e/ou contestação ao regime político de então." Nota da Frente de Esquerda (formada por PSol, PCB e PSTU) em repúdio a declarações do presidente da Câmara Municipal, João Cláudio Derosso (PSDB), a respeito de manifestação promovida durante inauguração da Linha Verde, na sexta-feira.



