• Carregando...

O líder do PFL, Plauto Miró Guimarães, recebeu ontem telefonema do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT), assegurando recursos no Orçamento da União de 2006 para a pavimentação da rodovia Transbrasiliana. A obra, que liga Ventania a Imbituva, é uma reivindicação antiga do deputado e dos prefeitos da região dos Campos Gerais. "Nessa hora é importante deixar de lado as diferenças partidárias", disse o deputado.

Campanha – O deputado Federal Cezar Silvestri (PPS/PR) saiu animado do almoço em Curitiba com o presidente nacional do partido, Roberto Freire, e com o presidente estadual, Rubens Bueno, na segunda-feira. Para o parlamentar, o PPS foi o partido que mais cresceu nas últimas eleições e está pronto para a disputa em 2006. "Vamos apresentar uma proposta para resgatar a credibilidade de nossas instituições que se encontram desgastadas com a crise política e moral no país", disse.

Tarifa menor 1 – O prefeito de Curitiba, Beto Richa, apresentou ontem ao presidente Lula uma proposta para baratear o transporte coletivo urbano. A sugestão foi elaborada pela Frente Nacional de Prefeitos, que prevê ações nas esferas Federal, estaduais e municipais, propõe um incremento nos investimentos e ataca, principalmente, a alta carga tributaria e as gratuidades. "Os impostos e contribuições representam, em média, 17% do preço das tarifas", disse o prefeito.

Tarifa menor 2 – Antes de ir a audiência com o presidente Lula, Beto Richa reuniu-se com o senador Osmar Dias (PDT), que lembrou um projeto de sua autoria que tramita no Congresso para baixar as tarifas. Pela proposta de Osmar, o governo federal isentaria o transporte coletivo de PIS, Pasep e Cofins.

Plumagem – O presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, não gostou da avaliação que o presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso fez do próprio partido. O vereador declarou que o "PSDB está híbrido, com bico longo e penas de pavão". Rossoni mandou resposta: "Sou presidente apenas para administrar o PSDB, não as vaidades pessoais". O presidente Hermas Brandão foi mais contido ao comentar a indireta de Derosso: "O que eu gostaria de falar eu não posso".

Tráfego – O vereador Beto Moraes (PL) apresentou ao prefeito Beto Richa uma proposta para retirar o canteiro central da Avenida Visconde de Guarapuava e outra para o alargamento da Avenida Issac Ferreira da Cruz, que liga o Alto Boqueirão ao Pinheirinho. O deputado Mauro Moraes (sem partido) acompanhou o vereador na audiência com o prefeito, uma vez que ele próprio havia apresentado essas propostas quando ainda era vereador.

Fantasmas – Uma equipe de auditoria da prefeitura de Ponta Grossa detectou 45 contas de luz irregulares que vinham sendo pagas pelo município. De acordo com os dados levantados, o município pagava cerca de R$ 13 mil mensais de faturas de estabelecimentos particulares. As contas eram de associações de moradores desativadas, lojas e lanchonetes. A administração já solicitou à Copel o desligamento dos pontos e pediu um levantamento de quanto tempo a prefeitura vinha pagando essas despesas.

Retorno – Em Santa Fé, Região Sudoeste do estado, Pedro Brambilla reassume a prefeitura depois de ficar afastado por três meses, acusado de ter comprado votos nas eleições de 2004. No período, ele foi substituído pelo filho, Fernando Brambilla, presidente da Câmara de Vereadores. A volta de Pedro Brambilla foi determinada pelo TSE que julgou procedente o pedido do prefeito afastado. Na decisão, também foi cancelada a nova eleição que estava marcada para 4 de setembro.

Discussão – A prefeitura de Curitiba abriu a discussão com a população sobre as propostas das leis do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2006 a 2009 e do Orçamento Anual (LOA) para 2006. Já foram realizados os encontros nas regionais de Santa Felicidade, CIC e Portão. Os vereadores foram divididos em grupos para acompanharam todas as consultas e debates pelo presidente João Cláudio Derosso e o líder do prefeito na Câmara, Mário Celso Cunha.

Juntos – "Ficou consumada definitivamente a aliança PDT-PSDB e a unidade dos irmãos Dias". A frase é do líder tucano na Assembléia, Ademar Traiano, sobre a convenção estadual do PSDB, no último domingo. A militância, segundo ele, saiu animada para a eleição de 2006. Para Hermas Brandão, "é o cheiro de vitória".

Pinga-fogo

* Está marcado para o próximo domingo em Curitiba um debate com os candidatos à Presidência Nacional do PT.

* O evento deve começar às 14 e terminar às 19 horas, no Hotel Afamia (antigo Eduardo VII), na praça Tiradentes.

* O parecer do denador Flávio Arns (PT) favorável ao Projeto de Lei que transforma o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) em Universidade Tecnológica Federal do Paraná foi aprovado ontem pela Comissão de Educação do Senado.

* Também foi aprovado pela comissão o requerimento do senador para que o projeto seja encaminhado em regime de urgência para o plenário.

* Durante a convenção do PSDB na Sociedade Thalia, a vereadora Nely Almeida foi assediada pela militância feminina.

* O grupo de tucanas defendia a pré-candidatura de Nely ao Senado. O argumento era apenas um: "a mulher precisa ocupar lugar de destaque também na política municipal e não ser apenas uma coadjuvante."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]