A avaliação do governo Dilma Rousseff, de 56% de ótimo/bom, é recorde na série histórica da pesquisa CNI/Ibope para o primeiro ano de mandato. Ela tem também a melhor aprovação pessoal, com 72%. As pesquisas começaram a ser feitas em 1995, no primeiro ano do governo Fernando Henrique Cardoso. Nesta edição, foram ouvidos 2.002 eleitores em 142 municípios. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.
Segundo os dados da pesquisa, a avaliação positiva do governo Dilma superou em 5 pontos porcentuais a avaliação do fim do primeiro ano da segunda administração do governo Luiz Inácio Lula da Silva, que tinha o recorde anterior, com 51%.
Em relação à aprovação pessoal, o resultado de 72% supera também os registrados por Lula. O ex-presidente tinha registrado 66% de aprovação pessoal no fim do primeiro ano de seu primeiro mandato e 65% no segundo mandato. Nessa comparação, Dilma perde para Lula apenas na confiança. Ela tem 68% de índice de confiança na pesquisa deste mês, enquanto o ex-presidente tinha 69% ao final de 2003.
Apesar desses números, na comparação direta entre os dois, o eleitor tem uma avaliação mais positiva de Lula. Para 28%, o governo Dilma é pior que o anterior, enquanto 12% o consideram melhor. São 57% os que julgam os dois governos iguais.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Deixe sua opinião