A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a aprovação de seu desempenho subiram em junho, de acordo com pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira (9).
Para 68 por cento dos entrevistados em junho, o governo é "ótimo" ou "bom", depois de ter atingido 64 por cento em março. Em dezembro, a administração Lula atingiu o recorde, com 73 por cento de avaliação positiva. A avaliação ruim ou péssima do governo caiu para 8 por cento, ante 10 por cento na pesquisa anterior.
Já a aprovação do presidente subiu para 80 por cento ante 78 por cento em março. O recorde era de 84 por cento em dezembro. A confiança dos entrevistados em Lula subiu para 76 por cento, ante 74 por cento da sondagem anterior.
O Ibope mediu ainda a disputa pela sucessão presidencial de 2010. O governador José Serra (PSDB) lidera a corrida com 38 por cento das intenções de voto, enquanto a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil, PT), aparece com 18 por cento.
O Ibope entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 29 de maio de 1o de junho em 143 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Saiba como votou cada deputado na regulamentação da reforma tributária
Briga com Congresso por verbas do Orçamento revela governo sem margem de manobra
Tarcísio anuncia advogado filiado ao PT como novo ouvidor da Segurança Pública em São Paulo