Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), encomendada junto ao Ibope, divulgada na manhã desta quarta-feira (30) e referente ao terceiro trimestre de 2015, mostra que 10% da população considera o governo bom ou ótimo. Na pesquisa anterior, essa avaliação era de 9%.
A avaliação ruim ou péssimo subiu um ponto porcentual e foi de 68% para 69%. A regular se manteve em 21%. A aprovação da maneira de governar de Dilma caiu de 15% para 14% e a reprovação também caiu, de 83% para 82%. A confiança na presidente se manteve estável, ou seja, igual à da aferição anterior e repetiu os 20%. A reprovação caiu de 78% para 77%.
As notícias sobre o governo mais lembradas pela população foram as relacionadas à Operação Lava Jato (13%), que investiga o esquema de corrupção na Petrobras e outros órgãos públicos. Em seguida, aparece a volta da CPMF, citada por 8% dos entrevistados, o aumento de impostos (7%) e os pedidos de impeachment da presidente (7%).
Na série histórica da pesquisa Ibope, o pior índice que um presidente havia atingido desde a redemocratização havia sido de 64%, em julho de 1989, por José Sarney.
A pesquisa foi realizada entre 18 e 21 deste mês e foram ouvidas 2.002 pessoas, em 140 municípios.
O caos se instalou, Lula finge não ser culpado e o Congresso se omite
Lula encerra segundo ano de governo com queda de 16% na avaliação positiva do trabalho
Sem concorrência e com 0,08% de desconto no pedágio, EPR leva lote 6 das rodovias do Paraná
Quais as profissões e cargos que estarão em alta em 2025, e as habilidades exigidas