• Carregando...

Um avião da Gol que saiu de Brasília com destino a São Paulo com 15 deputados a bordo teve de aterrissar no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, por motivo de segurança. O incidente ocorreu por volta das 16h desta quinta-feira (9). De acordo com deputados que estavam no avião, a tripulação informou que houve um problema no sistema de freios da aeronave. Entre os parlamentares estavam os deputados federais Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Frank Aguiar (PTB-SP) e Júlio César Lima (DEM-PI).

Segundo as primeiras informações, a aeronave da Gol pediu apoio para pouso por volta das 16h30 devido a um problema no freio do trem de pouso. Cinco carros dos bombeiros se posicionaram ao longo da pista, mas a aeronave conseguiu pousar no fim da pista.

O deputado federal Frank Aguiar contou que o vôo 1205 da Gol saiu de Brasília às 13h45 e deveria chegar ao Aeroporto de Congonhas às 15h, mas pousou em Guarulhos às 16h. "Normalmente, após 25 minutos de vôo o avião começa a sobrevoar São Paulo, mas eu via pela janela que a área sobrevoada era estranha e o avião estava durante muito tempo voando baixo.

Segundo o deputado, a aeromoça transmitiu informações de que houve um problema no sistema de freio. "Depois o comandante comunicou que, por uma questão de segurança íamos mudar para Cumbica. Em Cumbica, havia muitos carros do Corpo de Bombeiros porque o avião poderia descer de barriga. Essa era uma possibilidade que chegou a ser comentada dentro do avião, mas não ocorreu", disse Aguiar. "O pouso foi tranqüilo, só não entendi porque mudaram a rota."

O deputado Julio Cesar Lima (DEM/PI) negou que o Boeing 737 da Gol tenha pousado de barriga no Aeroporto de Cumbica. Segundo ele, o problema teria sido uma falha no sistema de freios, que, no entanto, não impediu o pleno funcionamento do trem de pouso.

"O piloto disse [pelo alto-falante] que tinha havido um problema técnico e que iríamos pousar em Guarulhos, onde a pista é maior. Eu achei estranho e questionei uma comissária. Foi então que ela me disse que tinha acendido a luz de freio indicando o problema e que pousaríamos em Guarulhos por questão de segurança", contou o parlamentar, passageiro da primeira fila. No mesmo vôo, estavam outros 14 deputados, entre eles, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB/SP).

Lima, que disse ter vindo a São Paulo para tratar de assuntos pessoais, contou que só teve medo com o avião já em solo. "Fiquei com medo quando vi todos aqueles bombeiros na pista. Parece que o sistema de segurança do aeroporto foi acionado". Segundo, ele, o desembarque ocorreu "normalmente" e ninguém ficou ferido. "Quando eu desci, disse: pulamos uma fogueira. E todo mundo riu", contou. No nordeste, a expressão "pulamos uma fogueira" significa superar com êxito uma situação de dificuldade.

Procurada pelo G1, a Gol informou que ainda não tem informações sobre o problema.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]