Um avião da Gol que saiu de Brasília com destino a São Paulo com 15 deputados a bordo teve de aterrissar no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, por motivo de segurança. O incidente ocorreu por volta das 16h desta quinta-feira (9). De acordo com deputados que estavam no avião, a tripulação informou que houve um problema no sistema de freios da aeronave. Entre os parlamentares estavam os deputados federais Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Frank Aguiar (PTB-SP) e Júlio César Lima (DEM-PI).
Segundo as primeiras informações, a aeronave da Gol pediu apoio para pouso por volta das 16h30 devido a um problema no freio do trem de pouso. Cinco carros dos bombeiros se posicionaram ao longo da pista, mas a aeronave conseguiu pousar no fim da pista.
O deputado federal Frank Aguiar contou que o vôo 1205 da Gol saiu de Brasília às 13h45 e deveria chegar ao Aeroporto de Congonhas às 15h, mas pousou em Guarulhos às 16h. "Normalmente, após 25 minutos de vôo o avião começa a sobrevoar São Paulo, mas eu via pela janela que a área sobrevoada era estranha e o avião estava durante muito tempo voando baixo.
Segundo o deputado, a aeromoça transmitiu informações de que houve um problema no sistema de freio. "Depois o comandante comunicou que, por uma questão de segurança íamos mudar para Cumbica. Em Cumbica, havia muitos carros do Corpo de Bombeiros porque o avião poderia descer de barriga. Essa era uma possibilidade que chegou a ser comentada dentro do avião, mas não ocorreu", disse Aguiar. "O pouso foi tranqüilo, só não entendi porque mudaram a rota."
O deputado Julio Cesar Lima (DEM/PI) negou que o Boeing 737 da Gol tenha pousado de barriga no Aeroporto de Cumbica. Segundo ele, o problema teria sido uma falha no sistema de freios, que, no entanto, não impediu o pleno funcionamento do trem de pouso.
"O piloto disse [pelo alto-falante] que tinha havido um problema técnico e que iríamos pousar em Guarulhos, onde a pista é maior. Eu achei estranho e questionei uma comissária. Foi então que ela me disse que tinha acendido a luz de freio indicando o problema e que pousaríamos em Guarulhos por questão de segurança", contou o parlamentar, passageiro da primeira fila. No mesmo vôo, estavam outros 14 deputados, entre eles, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB/SP).
Lima, que disse ter vindo a São Paulo para tratar de assuntos pessoais, contou que só teve medo com o avião já em solo. "Fiquei com medo quando vi todos aqueles bombeiros na pista. Parece que o sistema de segurança do aeroporto foi acionado". Segundo, ele, o desembarque ocorreu "normalmente" e ninguém ficou ferido. "Quando eu desci, disse: pulamos uma fogueira. E todo mundo riu", contou. No nordeste, a expressão "pulamos uma fogueira" significa superar com êxito uma situação de dificuldade.
Procurada pelo G1, a Gol informou que ainda não tem informações sobre o problema.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Toffoli se prepara para varrer publicações polêmicas da internet; acompanhe o Sem Rodeios
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Brasil cai em ranking global de competitividade no primeiro ano de Lula
Deixe sua opinião