O que era para ser festa, espetáculo e comemoração na Base Aérea de Campos dos Afonsos, na Zona Oeste, no domingo, terminou em tragédia. Uma aeronave do Corpo de Bombeiros que participava de um show aéreo provocou um acidente que deixou mais de uma dezena de feridos e provocou a morte de uma criança.
A menina Ana Gleice de Oliveira, de 9 anos, morreu no fim da manhã desta segunda-feira no Hospital da Aeronáutica, onde estava internada. Ela estava em coma, sofreu traumatismo craniano, além de hemorragia interna, e tinha passado por cirurgia. Uma outra criança, Caroline Couto de Araújo, de 7 anos, teve ruptura do baço. Alberto Barbosa dos Santos, de 35 anos, permanece internado em estado grave. Outros dois feridos ainda internados no Hospital da Aeronáutica não correm risco de morte. Outras vítimas, com ferimentos leves, foram levadas ao Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, e liberadas no início da noite de domingo.
O evento era parte das comemorações da Semana da Asa e homenageava o centenário do vôo do 14 Bis, de Santos Dumont. Dezenas de pessoas assistiam a um show aéreo na Base Aérea de Campo dos Afonsos quando o avião Air Tractor AT-802F, do Corpo de Bombeiros, fez um sobrevôo lançando água sobre o público. Testemunhas contaram que a aeronave voava a baixa altitude e o impacto da água teria atingido uma grade, que caiu sobre parte da platéia.
O Terceiro Comando Aéreo Regional divulgou, nesta segunda-feira, uma nota sobre o acidente e informou que está dando apoio às vítimas de acidente e à família da criança que morreu.Para aliviar o calor
Segundo o chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Silva, o piloto do avião recebeu orientação da organização do evento para pulverizar água sobre a platéia, por causa do calor. O coronel contou que o acidente ocorreu na quinta passagem pelo público. Ele informou que o piloto tinha lançado 1,1 mil litros e a aeronave tem capacidade para transportar 3,1 mil litros.
- A versão que me foi repassada atribui o acidente a um corre-corre do público, que tentava ficar embaixo da área de pulverização. Mas apenas a investigação vai revelar o que, de fato, aconteceu - afirmou o coronel Marcos Silva.
As causas do acidente ainda serão investigadas. O comando da Base Aérea de Campo dos Afonsos não quis se pronunciar.
Leia mais: O Globo Online