Passageiros da Varig que embarcaram na Itália no sábado com destino a São Paulo estão em Recife desde domingo. Um avião da companhia, um MD-11, com capacidade para 282 pessoas, decolou de Milão por volta das 21h de sábado com destino ao aeroporto internacional de Guarulhos, quando apresentou o primeiro defeito cerca de quatro horas após a decolagem, informaram passageiros. A tripulação decidiu retornar ao continente e o avião fez um pouso em Madri, na Espanha.
Na manhã de domingo, os passageiros embarcaram novamente com destino a São Paulo, mas, quando se aproximava do Brasil, o avião apresentou a segunda pane e teve que fazer um pouso em Recife. Os passageiros foram levados para um hotel. O supervisor da Varig em Pernambuco afirmou que todos os passageiros devem seguir para a capital paulistana ainda nesta segunda-feira.
A assessoria de imprensa da Varig confirmou que os pousos não estavam previstos, mas que não houve pouso forçado ou situação de emergência, mas a decisão da tripulação de adotar procedimentos de segurança. Segundo a companhia, os primeiros passageiros já embarcaram em vôos de Recife para São Paulo na manhã desta segunda-feira e que os demais passageiros devem seguir para a capital paulistana às 15h, com previsão de chegada às 18hs.
Alguns passageiros se recusam a embarcar, porque uma das opções apresentadas pela companhia é um vôo operado pela mesma aeronave que apresentou problemas.