• Carregando...

A maior festa religiosa da Bahia, a lavagem das escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, já tem seus "campeões" deste ano. A jornalista Sônia Araújo e o fotógrafo Valter Lessa venceram pelo segundo ano consecutivo o Concurso de Carroças da Lavagem do Bonfim, promovido pela Fundação Gregório de Mattos.

Ornamentada com uma réplica da Igreja do Bonfim, e centenas de fitinhas coloridas, entre palhas de coqueiros, a carroça venceu com quase unanimidade dos votos. Valter e Sônia, que pela 39ª vez desfilaram no cortejo em um de seus veículos mais simbólicos, ganharam R$ 1 mil e disseram que foram 'vestidos' para vencer.

Além destas, outras duas carroças chamaram a atenção: Carrossel de Fogo, de Fábio Matos e Antônio Souza, que usava muitas cores como referência à alegria da Bahia, e a carroça do Clube do Olho, de um grupo de oftalmologistas, que misturou elementos artesanais, como os potes com flores, e recursos digitais em um manta plotada com imagens das fitinhas do Bonfim.

O governador Jaques Wagner, como bom baiano, participou da festa de corpo e alma. Vestido de branco e com guias no pescoço, foi "lavado" pelas mães de santo que participavam da festa, que reuniu ainda o prefeito de Salvador, João Henrique e o Ministro da Defesa Waldir Pires.

A lavagem das escadarias é uma tradição que começou em 1740. A programação começou às 9h, com a saída do cortejo da Igreja da Conceição da Praia na Cidade Baixa. Antes disso, chegam as baianas que levam a água de cheiro para lavar a escadaria.

Os baianos renovam a fé no senhor do Bonfim, que é Oxalá no sincretismo religioso, caminhando oito quilômetros da Conceição até a Colina Sagrada.

Quando já está pronta, as baianas enchem um vaso que pode ser de louça ou de cerâmica, que elas chamam de "quartinha". Com ele cheio de água e enfeitado de flores que eles vão percorrer os oito quilômetros que separam a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia a Colina Sagrada. Lá, usando o vaso, a água e as flores, as baianas vão lavar as escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]