"Na próxima semana vamos ganhar todas as votações porque o Alexandre Curi vai viajar e acaba o poder de convencimento dos deputados".
Augustinho Zucchi (PDT), deputado de oposição comemorando o embarque de Curi, articulador de bastidores, para o Japão.
Baixas Alexandre Curi não será o único desfalque da bancada do governo nos próximos 15 dias. Nereu Moura, Caíto Quintana e Luiz Nishimori também estarão no Japão. Ontem, exibiram os cartões de visita, impressos em japonês, que vão levar na mala para entregar a autoridades japonesas.
Grupo O presidente da Aliança Cultural BrasilJapão, deputado Luiz Nishimori (PSDB), disse que o grupo vai entregar os convites à família imperial das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa, que será realizado no próximo ano no Paraná. Empresários de etanol e produtores de soja também vão tentar vender os produtos no Japão. "Vamos tentar atrair novas empresas para o Paraná e vender a nossa produção, reaquecendo o comércio entre os dois países", disse Nishimori.
Exemplo Ameaçado de expulsão pelo PSDB por apoiar o governo, Nishimori garante que a viagem não tem relação nenhuma com o partido. O deputado reafirmou que estranha qualquer decisão do PSDB, apesar de não entender a razão de ser o único que pode ser punido. "Dos sete deputados, quatro votam com o governo. Por que só eu posso ser expulso?", questionou. Se isso ocorrer, ele pretende recorrer à Jutiça.
Abrigo O PMDB está esperando o passe de Luiz Nishimori. "Ele é um excelente deputado e muito bem-vindo", disse o deputado Nereu Moura. Os outros tucanos que votam com o governo Luiz Accorsi, Luiz Fernandes Litro e Francisco Buhrer também já foram convidados.
Luto O velório do advogado Mário Lobo levou um grande número de autoridades estaduais a Paranaguá, na manhã de ontem. Além do governador Roberto Requião, estiveram no velório o vice-governador Orlando Pessuti; o secretário do Planejamento, Ênio Verri; da Segurança, Luiz Fernando Delazari, e da Ouvidoria, Luiz Carlos Delazari. Lobo era assessor especial do governo do estado e advogado pessoal de Requião.
Noturno A Assembléia Legislativa terá hoje a noite uma sessão solene para homenagear os agentes de saúde. A proposição foi do deputado Fábio Camargo (PTB), que realizou o mesmo tipo de evento nos dois anos anteriores, na Câmara de Curitiba. O detalhe é que como deputado novo, Fábio contrariou uma tradição da Assembléia de não realizar atividades noturnas. O deputado vai voltar a quebrar a tradição no dia 31 deste mês, com uma sessão solene para a Femoclam.
Crise Membro da CPI do Apagão Aéreo da Câmara Federal, o deputado e presidente estadual do PT, André Vargas, fez duras críticas à atuação da oposição no caso. Segundo ele, com a tentativa de se inverter o foco das investigações, não vai melhorar a situação aérea no país. "A intenção é criar um clima de confronto político, com os partidos de oposição e de situação se atacando. Isso não é bom para o Brasil e serve para desmoralizar ainda mais as CPIs."
Limpeza Funcionários do governo do estado continuavam ontem a retirar móveis do Palácio Iguaçu e a transferi-los para o novo prédio onde funcionará a administração estadual, o Palácio das Araucárias, antigo esqueleto do Centro Cívico. Pelo visto, ainda há muito o que fazer no Iguaçu, e com muito cuidado. Obras de arte ainda estão no local esperando o remanejamento.
Elites A jornalista Lúcia Hippolito estará em Curitiba amanhã pra falar sobre a realidade da política brasileira. Também cientista política e historiadora, ela é especialista em eleições, elites políticas e Estado brasileiro. A jornalista vem à convite da Globo FM, que está promovendo seu primeiro ciclo de palestras. Será às 20 horas, no Cietep, na Avenida das Torres.
Pinga-fogo
O deputado estadual e presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, Luiz Eduardo Cheida (PMDB), recebeu resposta da Sanepar sobre soluções para os problemas encontrados no esgotamento sanitário da Casa Cheida tinha suspeitas de que o esgoto estaria sendo despejado diretamente no Rio Belém, o que foi confirmado pela Sanepar Em resposta encaminhada ao deputado, a Sanepar informa que o problema será sanado com a execução de obras em um prazo máximo de 30 dias, a um custo de aproximadamente R$ 30 mil O recém-empossado Secretário Municipal do Trabalho, Manassés Oliveira, começou cedo seu expediente ontem Às 6 horas da manhã estava em frente da empresa Cavo, cumprimentando os funcionários pelo Dia do Trabalhador da Limpeza.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia