Depois de quase três horas de reunião, a bancada do PT no Senado anunciou nesta terça-feira (11) que o senador pernambucano Humberto Costa será o novo líder do partido na Casa
Ex-ministro da Saúde na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Costa passará a ocupar as funções a partir de fevereiro, quando a casa retomará os trabalhos e os novos senadores tomarão posse.
Os integrantes da bancada decidiram marcar uma nova reunião, para o próximo dia 27, a fim de discutir as indicações para os demais cargos da mesa do Senado.
A razão para os senadores do PT se reunirem em pleno recesso parlamentar é decorrência da estratégia do partido de iniciar o quanto antes as negociações pelos demais cargos da Mesa e das comissões permanentes da Casa.
Petistas e peemedebistas trabalham para assumir o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da casa, que delibera sobre todas as matérias. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) também está em disputa.
Com uma bancada de 15 senadores, a segunda maior, o PT tem o direito de pleitear o segundo cargo de comando na estrutura do Senado, a primeira vice-presidência. A senadora Marta Suplicy (PT-SP) é cogitada para ocupar o posto, estratégico porque permitira ao PT comandar os trabalhos do Senado na ausência do presidente, que virá do PMDB.
Na atual legislatura, o senador Marconi Perillo (PSDB-GO), eleito governador de Goiás, ocupou o cargo e causou transtornos ao governo.
Com isso, a estratégia do PT é desalojar a oposição da vice-presidência, já que há um acordo para que o atual presidente, José Sarney (PMDB-AP), seja reconduzido ao cargo.
O PMDB continua com a maior bancada no Senado: 19 parlamentares e, justamente por esse fato, os peemedebistas não abrem mão da presidência.
Deixe sua opinião