A bancada ruralista conseguiu cadeiras importantes no Congresso Nacional para defender suas bandeiras. Os deputados ligados ao setor de agronegócios conquistaram a Comissão de Agricultura e a Comissão de Meio Ambiente. No Senado, os ruralistas emplacaram quatro integrantes na Comissão de Meio Ambiente. A senadora Kátia Abreu (DEM-TO), presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), será vice-presidente da comissão.
A influência na Comissão de Meio Ambiente neste ano é considerada particularmente importante devido à discussão das mudanças do Código Florestal. O relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB), prevendo a retirada de restrições importantes ambientais, deve ser votado nas comissões da Câmara em breve.
O PV tentou assegurar a presidência da Comissão de Meio Ambiente, mas perdeu a indicação para o PDT. O escolhido para a presidência foi o deputado ruralista Geovani Cherini (PDT-RS). A escolha dos cargos segue a ordem do tamanho das bancadas partidárias e, pela regra, o PDT com 27 deputados chegou na frente. O bloco formado pelo PV e pelo PPS soma 24 deputados.
"Foi feito um acordo e no próximo ano a Comissão de Meio Ambiente será do Partido Verde. Será feita uma espécie de rodízio", afirmou o líder do PV, deputado Sarney Filho (MA). "Na tradição recente a comissão tem sido presidida pelo setor ruralista", disse Sarney Filho.
Nas mãos dos ruralistas ficou também a Comissão de Agricultura da Câmara. Coube ao DEM indicar o nome: o do deputado Júlio César (DEM-PI). O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), entidade que acompanha os trabalhos do Congresso, inclui os nomes de Cherini e de Júlio César na bancada ruralista formada por 141 deputados e 18 senadores.
Greenpeace
Ontem, ambientalistas da organização não governamental Greenpeace fizeram um protesto em frente ao Congresso Nacional. Com uma réplica de uma turbina eólica, eles pediam a votação rápida da Lei dos Renováveis, que incentiva o uso de energia limpa no país. O projeto espera por votação há cerca de um ano na Câmara.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião