O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), informou aos seus assessores imediatos que não retorna ao trabalho amanhã, quando termina o recesso do Judiciário. Segundo um dos auxiliares do ministro, a aposentadoria de Barbosa será publicada hoje no Diário Oficial da União. O ministro anunciou que deixaria a presidência do STF e se aposentaria em 29 de maio.
A previsão inicial era que Barbosa se aposentaria no início deste mês. Mas, a pedido do ministro, a data de publicação da aposentadoria foi adiada para hoje, quando termina as férias dele. O cargo de Barbosa deverá ser ocupado pelo vice-presidente do tribunal, Ricardo Lewandowski. Na sessão de amanhã, na retomada dos trabalhos, os ministros deverão chancelar em votação secreta o nome do novo ministro.
Joaquim Barbosa tem 59 anos de idade. Pela lei, poderia permanecer no STF até completar 70 anos. O ministro deixa o tribunal depois de conduzir o processo do mensalão, que resultou na condenação de 25 réus, entre eles o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino.
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Defesa de Braga Netto diz que provará que não houve obstrução das investigações
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
Da revolução à ruína: a fraqueza original que selou o destino do comunismo soviético
Deixe sua opinião