O ministro Joaquim Bar­bosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), informou aos seus assessores imediatos que não retorna ao trabalho amanhã, quando termina o recesso do Judiciário. Segundo um dos auxiliares do ministro, a aposentadoria de Barbosa será publicada hoje no Diário Oficial da União. O ministro anunciou que deixaria a presidência do STF e se aposentaria em 29 de maio.

CARREGANDO :)

A previsão inicial era que Barbosa se aposentaria no início deste mês. Mas, a pedido do ministro, a data de publicação da aposentadoria foi adiada para hoje, quando termina as férias dele. O cargo de Barbosa deverá ser ocupado pelo vice-presidente do tribunal, Ricardo Lewandowski. Na sessão de amanhã, na retomada dos trabalhos, os ministros deverão chancelar em votação secreta o nome do novo ministro.

Joaquim Barbosa tem 59 anos de idade. Pela lei, poderia permanecer no STF até completar 70 anos. O ministro deixa o tribunal depois de conduzir o processo do mensalão, que resultou na condenação de 25 réus, entre eles o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino.

Publicidade