A Assembléia Legislativa conseguiu derrubar ontem, por 16 votos a 14, o pedido de regime de urgência para o projeto do governo que pede autorização para adquirir ações, por intermédio da Copel, das empresas Aquamarine Power Holdings e El Paso Energia do Brasil, conseguindo assim o controle acionário da UEG Araucária. Segundo o líder do PFL, Plauto Miró Guimarães, a proposta que precisa ser amplamente discutida porque envolve cifras na ordem de US$ 190 milhões vai ter trâmite normal.
Sabatina Para quebrar a resistência de boa parte dos deputados em relação ao projeto, o presidente da Copel, Rubens Ghilardi, vai estar amanhã na Assembléia Legislativa para esclarecer dúvidas sobre a negociação de compra de ações. "É uma matéria sem grandes problemas, mas é oportuno que haja explicações sobre o processo, para que não pairem dúvidas no ar", disse o líder do governo, Dobrandino da Silva (PMDB).Revolta O presidente da Comissão de Fiscalização da Assembléia Legislativa, Neivo Beraldin (PDT), bateu o pé para manter a audiência pública sobre a compra da UEG Araucária. O presidente da Assembléia, deputado Hermas Brandão (PSDB) mandou uma notificação para Neivo dizendo que, de acordo com uma portaria editada por ele, todos os pedidos de informação a autoridades deveriam passar pelo conhecimento da mesa executiva da Casa. Em função disso, a audiência não poderia ser realizada. Contrariando a ordem do presidente, a comissão vai se reunir hoje às 9 horas com o presidente da Copel.
Bota-fora O tesoureiro geral da Juventude do PMDB de Curitiba, Márcio Carvalho, encaminhou pedido de expulsão do vereador Reinhold Stephanes Jr. ao presidente do diretório municipal do partido, Doático Santos. Carvalho considerou "graves e injustas" as declarações do vereador, que criticou a bancada governista por derrubar a emenda antinepotismo na Assembléia Legislativa e disse que Hugo Chávez convidado do governador Roberto Requião na semana passada é "um atraso para o Brasil e para o mundo."
Calmante Assim que soube da ameaça, Stephanes Jr. se mobilizou. Ligou para o deputado estadual Dobrandino Silva (PMDB), líder do governo, que, segundo o vereador, garantiu que vai rasgar o pedido de expulsão assim que chegar a suas mãos. "Falei também com o Rafael Iatauro (chefe da Casa Civil), que considerou a atitude do Márcio Carvalho e do Doático um absurdo", disse Stephanes.
Convocação Por último, Stephanes Jr. recorreu ao governador Roberto Requião, que não atendeu o telefone porque estava em reunião. "Mas ele mandou dizer que é para eu ficar tranqüilo", disse o vereador. A posição oficial do PMDB, porém, Stephanes Jr. só conheceria mesmo ontem à noite. Ele foi chamado, em cima da hora, para uma reunião no diretório estadual.
Flagra O deputado José Domingos Scarpellini (PSB) solicitou ontem que a Assembléia Legislativa encaminhe pedido de apuração de fatos de corrupção na Polícia Rodoviária. Ele foi notificado e multado por policiais na Rodovia do Café, no fim de semana, por excesso de velocidade. A surpresa, porém, não foi a multa, mas o tratamento desigual dado a uma outra motorista, que também teria cometido a infração. Segundo Scarpellini, a condutora, que dirigia um Fiat Uno, contou que não foi multada porque fez um "acerto" de R$ 50 com os policiais.
Incentivo O líder do PDT, Luiz Carlos Martins, defendeu ontem na Assembléia que os municípios produtores de cana-de-açúcar e álcool como combustível recebam uma compensação, como ocorre com as cidades que produzem energia elétrica, água potável e petróleo. O deputado lançou a idéia para que os deputados comecem a discutir soluções. "A sociedade também têm que se mexer para a importância de estimular um setor que gera milhares de empregos", disse.
Pinga-fogo
* Entrou no ar ontem a tevê on-line da Câmara Municipal de Curitiba
* A tevê via internet vai transmitir as sessões parlamentares, de segunda a quarta-feira, a partir das 16 horas
* Hoje é dia de festa para os vereadores paranistas Roberto Hinça (PDT), Tico Kuzma (PPS), Julieta Reis (PSB), Jorge Bernardi (PDT) e Ângelo Batista (PP)
* Eles foram os propositores da homenagem que será feita hoje ao Paraná Clube no plenário da Câmara Municipal de Curitiba
* Atleticanos roxos, o presidente da Câmara, João Cláudio Derosso (PSDB), e o líder do prefeito, Mário Celso Cunha (PSDB), além do ex-jogador do Coritiba Luizão Stellfeld (PC do B) e Stephanes Júnior (PMDB), que é do conselho do Coritiba, devem ficar de canto hoje na sessão
* O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão (PSDB) recebe na quinta-feira o título de Cidadão Honorário de Curitiba, concedido pela Câmara Municipal.
Deixe sua opinião