• Carregando...

Os deputados estaduais do PT Ângelo Vanhoni e Natálio Stica não conseguiram ser recebidos por Lula no domingo à noite, no Hotel Bourbon. O único que teve acesso ao presidente foi o governador Roberto Requião (PMDB), que foi buscar o visitante no aeroporto. Conformado, Vanhoni disse que compreendia porque não fazia parte do "primeiro escalão", apesar de ser o campeão de votos do partido.

Enfim – Natálio Stica fez uma segunda tentativa de falar com o presidente ontem pela manhã. Dessa vez foi bem sucedido. Um dos assuntos foi a candidatura própria do PT no Paraná. "O presidente perguntou se vamos lançar candidato e disse que seria o Flávio Arns. Ele ficou quieto", contou Stica. Na avaliação do ex-líder do governo na Assembléia, Lula prefere a aliança com o PMDB de Requião do que candidato próprio.

Reação – Lá de Brasília, onde participa de reuniões da cúpula do partido, o presidente estadual do PT, André Vargas, soube do comentário de Natálio Stica e estrilou. "Ele é um puxa-saco do Requião e isso soa como conspiração à candidatura de Flávio Arns", retrucou. Vargas declarou que a decisão do partido em disputar a eleição de outubro com cabeça de chapa é muito bem recebida pelo presidente Lula.

Camiseta – O governador Roberto Requião mais uma vez destoou das demais autoridades por sua informalidade. Ontem, durante a abertura do Segmento Ministerial da COP8, diante de ministros do Meio Ambiente de 103 países, Requião vestia uma camiseta vermelha e uma jaqueta de couro.

Ataque – Requião também aproveitou o discurso para atacar novamente a imprensa – desta vez, a mídia internacional. O governador reclamou de uma reportagem veiculada pela Agência Reuters que o chamou de "populista" por assinar a lei estadual de rotulagem de transgênicos. Requião justificou-se dizendo que está trabalhando pelo interesse do meio ambiente e da sociedade contra o "mercado".

Cobrança – Já o prefeito de Curitiba, Beto Richa, sutilmente cobrou do presidente Lula, presente no evento, medidas para baixar o preço das passagens de ônibus. Richa destacou que um bom sistema de transporte coletivo tira carros das ruas – o que, conseqüentemente, evita a poluição atmosférica. Para Richa, é preciso "contar com apoio federal" para que as políticas de transporte público tenham êxito.

Anfitriões – O presidente Lula abriu seu discurso elogiando o governador Requião e o prefeito Beto Richa pela forma como receberam os convidados para as conferências da ONU. "O agradecimento é feito a pedido da ministra Marina Silva, que achou excepcional a forma como os participantes foram recebidos", disse o presidente.

Paternidade – A criação do Conselho Municipal de Cultura deve causar uma situação embaraçosa entre o vereador André Passos (PT) e o prefeito Beto Richa. André é autor de um projeto de lei, protocolado em outubro, que propõe a criação do conselho. Na sexta-feira o prefeito protocolou uma mensagem no mesmo sentido. Temendo ver seu projeto ser engavetado para dar a vez à mensagem do prefeito, Passos lembrou que para cumprir os trâmites obrigatórios do Poder Legislativo o projeto apresentado da prefeitura deverá ser anexado à primeira proposta.

Protesto – Os servidores municipais de Curitiba promovem amanhã uma passeata em defesa da reposição das perdas salariais da categoria, que totalizam 18,87%. A manifestação, com início marcado para as 9 horas da manhã, coincide com a data em que Curitiba comemora seu aniversário de 313 anos. A passeata vai terminar na frente da prefeitura.

Reajuste – Na última semana, em assembléia conjunta realizada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc) e pelo Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), a categoria decidiu que a proposta de reajuste feita pela prefeitura, de 6%, não contempla a pauta de reivindicações. Mesmo assim, a prefeitura enviou a proposta para ser aprovada pela Câmara Municipal.

TIROTEIO

* O secretário de Administração de Cascavel, Décio Mertz, morreu ontem, vítima de infecção generalizada. Mertz estava afastado das funções desde janeiro, para tratamento de saúde.

* O prefeito Lísias Tomé (PPS), decretou luto oficial de três dias no município.

* O ex-governador e empresário do ramo de comunicação, Paulo Pimentel, está na relação do PMDB de pré-candidatos a deputado estadual.

* Para a direção do partido, a presença de Pimentel, que concorreu ao Senado na última eleição, é tida como certa na disputa de outubro.

* Depois de cinco anos de trabalho pela criação do Conselho Municipal do Idoso, as vereadoras Nely Almeida (PSDB) e Julieta Reis (PSB) estão prestes a conseguir o objetivo.

* Hoje elas se encontram com assessores do prefeito Beto Richa para efetivarem a criação do órgão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]