Segundo observadores, o lançamento precoce da candidatura à reeleição da presidente eleita Dilma Rousseff, em 2014, feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve um objetivo claro: estancar o avanço das articulações políticas do senador eleito Aécio Neves (PSDB-MG). Por causa da movimentação intensa do tucano mineiro, Lula foi obrigado a mudar de postura e fazer o que não desejava neste momento: antecipar imediatamente a sucessão de 2014. Até então, o próprio presidente fazia questão de deixar no ar a possibilidade de retornar em 2014. Segundo interlocutores, Lula ficou impressionado com a movimentação de Aécio nas últimas semanas não só no PSDB. Além do DEM, Aécio também começou uma aproximação com o PSB. Para interlocutores, Lula tem dito que Aécio Neves será muito mais difícil de enfrentar como adversário do que José Serra. Politicamente, o mineiro é mais habilidoso do que Serra e tem potencial de fazer uma coligação mais ampla.
Número
198 projetos foram aprovados neste ano pela Assembleia Legislativa do Paraná. Os deputados estaduais também aperesentaram 528 propostas, de acordo com balanço feito pelo Legislativo. No ano, a Assembleia fez 134 sessões ordinárias e 15 extraordinárias.
Tiririca internado
Uma inflamação no apêndice teria sido o motivo que levou Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o deputado Tiririca, a um internamento hospitalar ontem. Tiririca está no hospital São Mateus, em Fortaleza, onde passou por uma cirurgia para remoção do apêndice. A chegada do humorista teria causado comoção entre os fãs que estavam no hospital, segundo o jornal cearense O Povo.
Cotas no Itamaraty
A partir do ano que vem o concurso de ingresso na carreira diplomática, do Instituto Rio Branco, terá cotas para negros. Segundo o Itamaraty, a reserva de vagas vai valer apenas na primeira fase das provas. Geralmente, cerca de 300 candidatos atingem a nota de corte para avançar na seleção. Serão criadas 30 vagas extras para afrodescendentes que irão avançar para a segunda etapa. A partir daí, todos concorrem nas mesmas condições, sem mais reservas para negros.
Mudança
O presidente do Supremo, Cezar Peluso, pretende aprovar no Congresso proposta de emenda à Constituição para impedir que recursos que chegam às cortes superiores suspendam a aplicação das sentenças de tribunais estaduais e federais de segunda instância. Peluso afirmou que o Brasil é o único país no mundo "que tem quatro instâncias recursais. Ministros do STF apoiam a ideia, mas divergem sobre a forma como isso seria feito.
Golpe em Requião
O senador eleito Roberto Requião disse ontem, pelo Twitter, que foi vítima de um pequeno golpe na Sete de Setembro. Ele diz ter comprado uma folha de Estar de um garoto e entrado numa loja. O garoto, segundo Requião, logo em seguida teria "sumido" com a folha de Estar (o que dá a entender que o senador colocou o papel do lado de fora do para-brisa). "Surge o guarda da Urbs e multa. Maracutaia!", dizia a mensagem. Requião aproveitou para reclamar da Diretran. "Se quiser o cupom do guardinha não tem guardinha. Tem multa."
Pinga-fogo
"Deixar de fazer política, para mim, seria o mesmo que deixar de me alimentar ou respirar. Não, essa hipótese de abandonar a política não existe."Lula, em sua última coluna de jornal como presidente.
Colaborou: Vinícius Boreki.
Deixe sua opinião