Pela segunda vez no ano, os vereadores da bancada de apoio ao prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), derrubaram um pedido de informações da oposição sobre o Instituto Curitiba de Informá­­tica (ICI). Para os oposicionistas, a derrubada demonstra que a prefeitura teme investigações sobre seus contratos com o órgão. Entretanto, a situação avalia que este pedido era um "jogo político".

CARREGANDO :)

O ICI é uma Organização Social (OS) que presta serviços de informática para a prefeitura de Curitiba, entre outros clientes. Em 2011, a administração municipal firmou contratos com a OS, sem licitação e válidos até 2016, que valem mais de R$ 585 milhões no total. A bancada de oposição pede informações sobre os valores pagos, o motivo da ausência de licitação e o funcionamento da prestação de serviços, entre outras coisas.

Para o líder da oposição, Algaci Tulio (PMDB), a derrubada foi feita sem que os vereadores soubessem o que estavam discutindo. Vários vereadores da bancada de apoio subiram à tribuna para elogiar o ICI, mas sem explicar a razão de não aprovar os pedidos de informação. "Eu não estou criticando a existência do ICI. Estou questionando os contratos que o prefeito Luciano Ducci renovou até 2016. Eles votam sem saber o que estão votando", afirmou o peemedebista.

Publicidade

Outro lado

Já o líder do prefeito, João do Suco (PSDB), acusa a oposição de querer adiantar o período eleitoral com esse pedido. "Por que nós vamos dar possibilidade da oposição fazer esse jogo político?" Para o tucano, não compete à Câmara fiscalizar o ICI, já que se trata de uma OS. "O ICI é uma instituição privada. Não tem como a Câmara solicitar essas informações", disse.

Além do pedido de informações, a oposição pressiona João do Suco para que traga a diretoria do ICI para prestar esclarecimentos em plenário. "Eu não tenho como convocar o presidente do ICI para vir até aqui, pois se trata de uma OS. Posso até convidá-lo, mas aí vai dele querer vir ou não."