Os deputados estaduais devem votar hoje, em segunda discussão, o projeto de lei que libera a venda de bebidas alcoólicas nos estádios do Paraná durante a Copa do Mundo de 2014. A proposta ainda deixa a cargo da Fifa todas as definições envolvendo a comercialização de ingressos. Desta forma, perdem a validade durante o evento as leis estaduais que garantem, por exemplo, direito à meia-entrada para determinadas categorias. Ainda foi incluído ao projeto a liberação para que o governador Beto Richa (PSDB) possa decretar feriado nos dias de jogos no Paraná. Apesar de ter ampla maioria na Assembleia, o governo pode encontrar resistências para aprovar o projeto. O deputado Leonaldo Paranhos (PSC, foto 1), por exemplo, tem uma proposta de lei que já tramita na Casa proibindo a comercialização de bebidas alcóolicas em todos os estádios. O projeto de Paranhos ainda não foi à plenário para votação.
Agenda
Terça-feira
O Plenário da Câmara Federal deve votar o projeto de lei que amplia a pena para sequestro ou cárcere privado quando a vítima for grávida ou pessoa doente. Pela proposta, a pena sobe de até três anos de prisão para até cinco anos.
Sinuca de bico
O PR tem dado dor de cabeça para a presidente Dilma Rousseff. Desde a queda de Alfredo Nascimento (PR), ex-ministro dos Transportes, a relação entre os deputados, a direção do partido e o governo está estremecida. Agora, a situação pode se agravar. Com o apoio de Nascimento, Dilma quer indicar o ex-senador César Borges (PR) para a pasta, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. Entretanto, os deputados rejeitam a indicação e já ensaiam flertes com os candidatos da oposição.
Combustível
O diretor geral da Assembleia Legislativa, Benoni Constante Manfrin, baixou uma portaria determinando a cota mensal de combustível que a Casa disponibiliza para os gabinetes da administração, das lideranças e dos blocos partidários. A partir do mês de abril, a Casa vai ceder até 25,5 mil litros por mês. Os que mais recebem são os gabinetes da presidência, da 1ª vice presidência e 1ª secretaria.
Semana relax
Os vereadores de Curitiba terão uma semana bastante tranquila, com poucos projetos para discussão. Até quarta-feira, estão na pauta a análise de apenas quatro propostas de lei sendo dois nomes de rua, uma concessão de título de cidadã honorária e a inserção de uma festa no calendário oficial de Curitiba.
Pinga-fogo
"Tem havido pedidos no sentido de flexibilizar a lei penal. Mas todos me conhecem e sabem que eu não sou de flexibilizar a lei em nenhum sentido. Todas as decisões que tomei até agora foram no sentido de aplicar a lei."
Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, sobre pedidos feitos pelos advogados dos condenados no processo do mensalão.
Colaboraram: Chico Marés e Euclides Lucas Garcia.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano