"Começamos o ano bem, comprando televisão para o governo em fábrica de móveis."
Valdir Rossoni (PSDB), líder da oposição, sobre a aquisição de televisores para a Secretaria de Educação.
Bem na foto A oposição estava efusiva ontem. Há quatro anos, no dia da posse, apenas seis deputados estaduais posaram para a foto da bancada da oposição. Todos foram reeleitos, mas agora esperam reforço. "A oposição nasceu muito mais forte. Se fosse fazer a mesma foto hoje, teríamos de 12 a 15 deputados", contabilizou Élio Rusch (PFL).
Difícil O PMDB vai fechar os nomes que vão ocupar a liderança do governo e do partido no dia 15. Os deputados tentam um consenso. "Queremos evitar disputa interna", diz Artagão Júnior, que deve ser indicado líder do PMDB. Waldyr Pugliesi também está no páreo. Para líder do governo, o nome de Luiz Cláudio Romanelli está praticamente definido.
Vaias O deputado Jocelito Canto (PTB) recebeu vaias por duas vezes na posse dos deputados estaduais. A primeira, ao criticar o Ministério Público no momento do juramento. A segunda, durante a votação para a Mesa Executiva da Assembléia Legislativa, quando disse que a nova composição não representava todos os partidos. "Há partidos com duas vagas, enquanto o PTB, por exemplo, não ganhou nada", reclamou.
Prefeitura O vice-prefeito Luciano Ducci (PSDB) foi o representante oficial de Curitiba na cerimônia de posse dos deputados estaduais ontem na Assembléia Legislativa. O prefeito Beto Richa estava em Brasília acompanhando a eleição para a presidência da Câmara Federal e articulando a favor do também tucano Gustavo Fruet, que foi candidato a presidente do Legislativo nacional.
Abraço No momento em que os deputados empossados fizeram o juramento, houve dos mais diversos tipos de manifestações, de vaias a aplausos. O que mais chamou a atenção, no entanto, foi o efusivo abraço que Antônio Belinatti deu em Caíto Quintana. O ex-prefeito de Londrina fez questão de se levantar de sua cadeira para cumprimentar o colega de Legislativo. Os parlamentares ficaram curiosos, pois não sabiam do companheirismo, devido à distância de suas bases eleitorais. Quintana representa o Sudoeste.
Pedido Na noite de terça-feira o prefeito Beto Richa (PSDB) reuniu-se, em um jantar, com prefeitos do interior do estado e da região metropolitana de Curitiba. Saiu do encontro satisfeito. É que os prefeitos pediram e disseram que vão apoiá-lo para a candidatura a governador em 2010.
Apoio O vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) levou alegria à posse dos deputados. Fez piadas, caras e bocas e festejou muito os companheiros de partido. Quando Antônio Anibelli foi apresentado como o novo primeiro-vice-presidente do parlamento, Pessuti ergueu os braços do amigo e pediu aplausos para o colega de partido.
Vendados O deputado estadual Élton Wélter assumiu a liderança do PT na Assembléia Legislativa em substituição a Ângelo Vanhoni, que se elegeu deputado federal. Segundo ele, sua missão é fazer com que os petistas estejam unidos. "Vamos dar sustentação ao governo Roberto Requião (PMDB), mas não será de olhos vendados."
Mimo O governador Roberto Requião (PMDB) recebeu um presente ontem, antes de deixar a sessão da Assembléia Legislativa. O deputado Reni Pereira (PSB) entregou a ele um aparelho de MP3 produzido pelo Pólo Tecnológico de Foz do Iguaçu, criado através de lei de autoria do deputado, no ano passado.
Curiosidade Em seu primeiro ano como presidente da Assembléia Legislativa, Nélson Justus vai abrir mão de ter uma atitude que vem exercendo há 30 anos: ser o puxador oficial da Banda de Guaratuba durante o carnaval. Mas o parlamentar garantiu que não deixará a função devido ao novo cargo. Alegou que é por razões pessoais. Logo em seguida, admitiu ser por um problema político: sua adversidade ao atual prefeito da cidade, Miguel Jamur (PRTB). "Daqui a dois anos, quando mudar o prefeito de lá, volto para a banda."
Pinga-fogo
Dois nomes do Paraná estão sonhando com um ministério no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT): o deputado federal Reinhold Stephanes (PMDB), para a Saúde, e o senador Osmar Dias (PDT), para a Agricultura Segundo petistas com poder em Brasília e acesso a Lula, são praticamente nulas as chances do peemedebista Já o pedetista assumir a vaga não é impossível, uma vez que há grande articulação e pressão do Senado junto ao presidente da República O novo deputado estadual Fábio Camargo era um dos mais alegres ontem na posse dos deputados estaduais A família estava reunida na Assembléia Legislativa O pai do deputado, desembargador Clayton Camargo, representou o Tribunal de Justiça.
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
DeepSeek reacende alerta sobre coleta de dados por IA, e especialistas cobram fiscalização
Governo e oposição se unem em festa por Hugo Motta; assista ao Sem Rodeios
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Deixe sua opinião