Com a tendência de vitória do prefeito Beto Richa no primeiro turno, a briga agora está concentrada entre os candidatos a vereador. Os tucanos pegam carona na campanha majoritária para tentar se eleger. "As pessoas perguntam se o candidato é do grupo do Beto, se não for não pegam o santinho", conta o presidente da Câmara Municipal, João Cláudio Derosso (PSDB), que tenta a reeleição. Não só os tucanos estão colando no prefeito. Nesta semana, em andanças nos bairros, muitos candidatos do PTB de Fabio Camargo e do PMDB de Carlos Moreira, foram vistos em solenidades tentando ganhar espaço ao lado do prefeito. E aparecer bem na foto.
* * * * * *
Fora do ar
Os candidatos a prefeito de Curitiba se despedem na quinta-feira da telinha. O horário eleitoral gratuito de rádio e tevê não surtiu o efeito que os desconhecidos esperavam para decolar na campanha.
Vidente
O deputado estadual Reinhold Stephanes Junior (PMDB) diz que o coordenador de campanha do partido, Rasca Rodrigues, demorou muito para falar que não há chance de virada na eleição de Curitiba. "Ele disse o que eu sabia desde o começo. Antes tarde do que nunca", provocou Stephanes, que tentou ser o candidato do PMDB, foi contra a candidatura de Carlos Moreira e apóia Beto Richa (PSDB).
Devolução
O TCU condenou o município de Jataizinho a devolver R$ 109.249,52 aos cofres da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por desvio de finalidade no uso de recursos federais. A verba deveria ter sido aplicada na construção de 50 módulos sanitários. Porém, o dinheiro depositado na conta da prefeitura foi usado para pagamento de salários de servidores municipais.
Pito
O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, não consegue conter mais sua indignação diante da briga entre o candidatos a prefeito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) e Gilberto Kassab (DEM). Ele declarou sexta-feira que a briga passou do limite e pode beneficiar a candidata do PT, Marta Suplicy. A troca de acusações esquentou depois que Alckimin acusou Kassab de querer destruir o PSDB.
Revoada
Apostando na vitória de Beto Richa em Curitiba no primeiro turno, a cúpula do PSDB nacional mirou suas munições para outras direções. Os tucanos vão concentrar forças no Rio de Janeiro para fortalecer a campanha do candidato do PV, Fernando Gabeira, que tem chance de chegar ao segundo turno. Sérgio Guerra já gravou participação para o programa eleitoral do verde.
Dupla
O deputado federal Ricardo Barros (PP)comemorou a tendência de vitória do irmão, Silvio Barros (PP), no primeiro turno para a prefeitura de Maringá. Na primeira pesquisa Ibope/RPC/Gazeta do Povo, ele aparece com 50% das intenções de voto. A reeleição é um passo importante para que o deputado possa levar adiante seu projeto político de costurar uma possível candidatura ao Senado, em 2010.
Denúncia de compra de votos 1
A Promotoria Eleitoral de Rio Branco do Sul e uma equipe do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) realizou sexta-feira uma ação de busca e apreensão em um imóvel alugado pela prefeitura de Itaperuçu, na região metropolitana de Curitiba. O MP foi ao local para apurar uma denúncia de compra de votos e de que no imóvel funcionaria um comitê eleitoral do atual prefeito e candidato a reeleição José de Castro França.
Denúncia de compra de votos 2
No prédio, O MP encontrou material da campanha de José de Castro França e não localizou equipamentos para serviços odontológicos.
Se as denúncias contra o prefeito forem confirmadas, o MP deverá propor a impugnação do registro de candidatura de José de Castro França. Em caso de condenação definitiva, o registro do candidato deverá ser cassado. Se ele tiver sido eleito, perderá o diploma e conseqüentemente o mandato.
* * * * * *
Pinga-fogo
"Após as eleições municipais, o PSDB tem que construir um projeto para o Brasil. E aí podemos ter novos aliados, que hoje estão no guarda-chuva de Lula", do governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência Aécio Neves sobre a construção de alianças políticas para 2010.
Deixe sua opinião