Agnaldo Rayol canta "Ave Maria" para o Papa
O cantor Agnaldo Rayol foi o escolhido para se apresentar para o Papa Bento XVI durante a Santa Missa que será celebrada no dia 11 de maio, no Campo de Marte, em São Paulo. Agnaldo interpretará "Ave Maria" de Bach e Gounod acompanhado por um coral regido pelo Maestro Ricardo Rosseto Mielli. A cerimônia também marca a canonização do Frei Galvão.
O quarto onde o Papa Bento XVI vai se hospedar no Seminário Bom Jesus, em Aparecida, já está praticamente pronto. O aposento - o mesmo utilizado pelo Papa João Paulo II durante a sua visita à cidade, em 4 de julho de 1980 - passou por uma reforma e ganhou características pessoais de Bento XVI. O pontífice ficará dois dias na cidade para participar da 5ª Conferência Latinoamericana dos Bispos da América Latina e Caribe. O quarto não poderá ser visitado antes da chegada de Bento XVI, por motivo de segurança, à pedido do Vaticano, da CNBB e da polícia. Mas as fotos já foram divulgadas.
As reformas no Seminário Bom Jesus, custeadas pela iniciativa privada, começaram em novembro do ano passado e estão sendo dividas em duas etapas. A primeira custará R$ 6 milhões e estará pronta até a visita do religioso. Estão sendo reformados o térreo e o primeiro andar, onde estão os quartos de Bento XVI e de sua comitiva, de mais ou menos 35 pessoas. Segundo o arquiteto Ricardo Julião, o quarto é muito simples, apesar de completamente novo. Tem 45 metros quadrados e um banheiro de 12 metros, todo revestido com cerâmica.
- O prédio, construído em 1894, estava descaracterizado. Restauramos o edifício e melhoramos a infra-estrutura, com mudanças na parte hidráulica, telefonia e iluminação. A boa arquitetura sempre respeita os gostos de quem vai utilizá-la. Assim, formulamos algumas perguntas ao Vaticano para saber os gostos pessoais de Bento XVI e decidimos que o quarto seria simples, como o próprio Papa - disse Julião.
Também foi feita uma capela anexa ao quarto, com 18 metros quadrados, e capacidade para comportar 5 pessoas. A capela homenageia Jesus Cristo e, além do altar, com um crucifixo de 90 centímetros, tem um genuflexório, uma poltrona e algumas cadeiras. Obras do artista plástico Cláudio Pastro, que também estão expostas no Santuário Nacional, deverão ser colocadas na capela. No quarto, a cama, as mesas de cabeceira, uma mesa de reuniões para quatro pessoas, uma poltrona de estudo e os armários foram feitos por alunos do Senai.
- Bento XVI não faz questão de luxo e, por isso, os móveis foram desenhados e feitos pelo alunos do Senai. Como disse, o pontífice é extremamente simples. Ele terá um tapete normal, de sisal, no quarto, só para não escorregar na madeira - disse Julião.
O prédio todo tem 13 mil metros quadrados. A segunda parte da reforma está prevista para depois da visita do Papa. Nesta etapa serão reformados os outros dois andares (segundo e terceiro andares). Além de escape de incêndio e portas porta-fogo, o prédio já ganhou dois elevadores. Logo após a visita do Papa, o seminário vai retomar as suas atividades e se tornará uma hospedaria para católicos, além de abrigar uma biblioteca pública. Depois da obra, prevista para terminar no fim do ano, o prédio também abrigará a administração da Arquidiocese da região, segundo Julião.
Participarão da conferência cerca de 20 cardeais, 200 arcebispos e bispos, 20 representantes de outras igrejas e 15 teólogos. O tema central da conferência é "Discípulos e Missionários de Jesus Cristo, para que Nele nossos povos tenham vida". Do tema central "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14,6)" decorrerão outros temas que serão estudados na conferência, como o discipulado, a identidade e a missão do católico, a sua responsabilidade na transformação de realidade social à luz do evangelho e do ensinamento social da Igreja.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Deixe sua opinião