O deputado Ricardo Berzoini, do Campo Majoritário, está muito perto de se tornar o novo presidente nacional do PT. No segundo boletim divulgado nesta segunda-feira pelo partido, com a apuração de 83,3% dos votos do segundo turno da eleição, Berzoini, do Campo Majoritário, aparece com 97.381 votos, ou 51,4%, com uma vantagem de 5.315 sobre Raul Pont, candidato da Democracia Socialista, que está com 92.066 votos, ou 48,6% do total.
Com essa vantagem, a vitória do Berzoini é dada como muito provável. Já foram apurados 196.688 votos e resta pouco mais de 15% a serem contados, sobretudo nas cidades menores.
Antes mesmo da divulgação do segundo boletim, Berzoini já afirmava que dados extra-oficiais indicavam que ele venceria as eleições com uma diferença superior a cinco mil votos. Depois de se reunir com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci, o candidato do Campo Majoritário falou de sua expectativa:
- Vamos esperar. Eu sou bastante respeitoso em relação à apuração de eleições. Embora já tenha números extra-oficiais que apontam mais de cinco votos na frente, eu espero o resultado oficial para poder falar em uma condição ou em outra - disse Berzoini, ao deixar o Palácio do Planalto.
Berzoini disse que o comparecimento de militantes no segundo turno da eleição do PT, que ficou bem abaixo do primeiro turno, já era previsto:
- Eu falei isso na semana passada, mas é muito expressivo, mais de 200 mil petistas votaram. É um quadro de comparecimento bastante interessante e espero que possamos, a partir desse resultado, dar a justa resposta aos que compareceram e fortaleceram o PT - afirmou.
Na primeira parcial, divulgada no início da tarde desta segunda, a disputa estava mais equilibrada. Berzoini estava com 71.172 votos (50,8%) contra 68.969 (49,2%) de Pont. A previsão do PT é de que a apuração seja encerrada até o fim desta semana.
A estimativa é que cerca de 210 mil petistas tenham comparecido às urnas. Inicialmente, diante do grande número de ausências nas eleições, esperava-se 150 mil eleitores. No primeiro turno, mais de 340 mil dos 825 mil eleitores aptos a votar compareceram.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura