Humberto Costa (PT-PE), senador| Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Em alta

Juiz Celso Fernando Karsburg

O juiz, do Rio Grande do Sul, é um caso raro de magistrado que comprou briga com a classe e recusou o auxílio-mo­radia.

CARREGANDO :)

Em baixa

Relação Gleisi x Osmar

A senadora deu entrevista dizendo que a participação de Osmar Dias em sua campanha pelo governo do estado foi "decepcionante".

Reeleito, o governador Beto Richa (PSDB) se transformou em cabo eleitoral de Aécio Neves em incursões pelo interior do Paraná. No início da noite da sexta-feira ele participou de um "adesivaço" no centro de Cascavel, pediu votos para o presidenciável tucano e agradeceu aos eleitores do Oeste pela expressiva votação que obteve no primeiro turno das eleições. Richa venceu em todos os 52 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. Para Richa, dia 26, data do segundo turno das eleições presidenciais, "será o momento de dar o troco naqueles que maltrataram o estado do Paraná e ofenderam os paranaenses".

Publicidade

Ciclistas

Na segunda-feira, será dia de os ciclistas fazerem seu "lobby" na Câmara de Curitiba. Os vereadores começam a votar uma proposta que institui a bicicleta como meio regular de transporte da cidade. Além disso, a chamada "Lei da bicicleta" determina que 5% das vias de Curitiba sejam destinadas à construção de ciclovias e de ciclofaixas.

Espírita

Já na terça, a Câmara de Curitiba faz nova discussão sobre a concessão do título de utilidade pública ao Centro Espírita Tribo do Caboclo Pena Branca. A primeira votação foi tensa, com a bancada evangélica se abstendo e com voto em contrário da vereadora Carla Pimentel (PSC), que afirmou se tratar de um "centro de macumba". A segunda votação acabou adiada, e agora o tema volta à pauta. Os demais vereadores evangélicos, irritados com a pressão de Carla para que votassem contra, teriam "enquadrado" a vereadora nos últimos dias.

Multado

Publicidade

O ex-prefeito de Ramilândia Rui Antonio Spagno foi multado em R$ 2,9 mil pelo Tribunal de Contas do Estado. Os conselheiros julgaram que a contratação de um escritório de advocacia por R$ 34 mil foi irregular.

Pé de igualdade

O Grupo Dignidade pediu uma audiência com a prefeitura para tratar do casamento coletivo em dezembro. Recebeu a resposta de que se reuniria com um assessor de direitos humanos. Toni Reis, diretor do grupo, estava aceitando, até que soube que os vereadores evangélicos, para tratar do mesmo assunto, foram recebidos pelo próprio prefeito Gustavo Fruet (PDT). Agora, o grupo diz que quer igualdade: querem ser recebidos também pelo prefeito.

Bilhete único

A Câmara de Curitiba começou a discutir a criação do bilhete único para os ônibus da cidade. O projeto do vereador Bruno Pessuti (PSC) passou na Comissão de Legislação e agora segue para outras comissões antes de ir a plenário. Pelo sistema, o passageiro poderia descer de um ônibus e pegar outro sem pagar nada, mesmo se não estiver em estações-tubo ou terminais.

Publicidade

Pinga-fogo

"O governo federal jamais tratou qualquer estado de forma discriminatória."

Humberto Costa (PT-PE), senador, sobre possível discriminação do governo federal com seu estado, Pernambuco. O senador citou o empréstimo concedido ao Paraná, governado como PSDB, como exemplo.

Colaboraram: Luiz Carlos da Cruz, Vivian Faria e Rogerio Waldrigues Galindo.