Confira na íntegra a entrevista de Beto Richa no ParanáTV
- video
O governador eleito do Paraná, Beto Richa (PSDB), assume neste sábado (1º) o governo do estado. Nesta sexta-feira (31), em entrevista ao telejornal ParanáTV, da RPC TV, Richa declarou que o primeiro ato como governador será "colocar a casa em ordem". Ele disse que ajustar as contas do estado será fundamental para melhorar as finanças e a capacidade de investimento do Paraná.
O ex-deputado estadual e prefeito de Curitiba garantiu que haverá a redução de pelo menos 15% no gasto de custeio. Para o governador a medida é fundamental para que sejam investidos recursos em áreas como a de segurança que, segundo Richa, possui um efetivo de policiais muito reduzido.
Sobre o corte nos gastos, ele garantiu que segurança, saúde e educação não sofrerão cortes, mas as demais áreas terão que apresentar uma significativa redução.
Educação
Para a área de educação, Richa garantiu que está ciente do problema e demonstrou total confiança em Flávio Arns (PSDB), escolhido como secretário da Educação do Estado, que prometeu a contratação imediata de 30 mil professores temporários no Paraná.
Sobre o transporte escolar, o governador disse que o problema de crianças que precisam andar quilômetros, principalmente no interior do estado, para pegar um ônibus até a escola não será resolvido "em um passe de mágica". Mas Richa se comprometeu a ajudar os prefeitos dos municípios com dificuldade para oferecer transporte para os alunos, principalmente os da rede estadual, que é uma responsabilidade do governo do Paraná.
Assembleia Legislativa
Richa disse que espera manter uma boa relação, de trabalho e respeito, com a Assembleia Legislativa (AL). Com relação às denúncias e escândalos de corrupção, ele espera que a Casa agora passe por um período de transparência exigido por toda a sociedade. "A vigilância e cobrança da sociedade é que produz um comportamento mais republicano, ético e sério por parte dos integrantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário", diz.
Irmão no secretariado
O governador comentou a nomeação do engenheiro civil e irmão, José Richa Filho, como secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná. "Meu irmão já tem uma atuação competente comprovada, já trabalhou no DER/PR (Departamento de Estradas e Rodagem), da Agência de Fomento do Paraná, no governo de Roberto Requião (PMDB), e na Secretaria de Administração da Prefeitura de Curitiba", explica.
Pobreza
O governador ressaltou a importância de "uma gestão pública competente" para agir em favor das famílias mais humildes e que mais precisam de auxílio e apoio social. Richa garantiu que o estado vai oferecer serviços públicos de mais qualidade. "Um dado que me entristece é o Paraná ter um terço da população do estado vivendo em regiões com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média nacional", avaliou.
O governador garantiu que vai manter, melhorar e ampliar os bons programas do governo como o Leite das Crianças, Trator Solidário, isenção de tributos para os microempresários, Luz Fraterna e Tarifa Social da Água.
Litoral
Richa lembrou da votação expressiva alcançada no Litoral do Paraná e prometeu que a expectativa do povo que vive nos municípios desta região será atendida com um governo competente. "O Litoral não pode ser lembrado apenas no período de férias, para atender visitantes e turistas, precisamos lembrar que lá moram milhares de famílias que precisam da atenção e do respeito do governo do estado", garante.
Posse
O governador eleito Beto Richa toma posse como novo chefe do poder Executivo do Paraná, neste sábado, em uma sessão especial na Assembleia Legislativa, às 10 horas. Na cerimônia, Richa e o vice-governador, Flávio Arns, prestarão o compromisso constitucional e assinarão os termos de posse no mandato de quatro anos. Na sequência, o novo governador fará o primeiro discurso na AL. Mais tarde, às 13h, ele discursará ao povo do Paraná na Praça Nossa Senhora de Salete.
Cerca de 1,4 mil pessoas são esperadas para a cerimônia. Terminadas todas as cerimônias, o governador do Paraná vai embarcar para Brasília às 14h30, onde acompanhará a posse da presidente eleita, Dilma Rousseff.
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Não é só nos EUA: drones sobrevoam base da Força Aérea americana e empresas estratégicas na Alemanha
Juiz de Brasília condena Filipe Martins por suposto “gesto racista” em sessão do Senado
Deixe sua opinião