O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) José Antônio Dias Toffoli negou na quinta-feira o pedido de liberdade feito pelos advogados de Abib Miguel, o Bibinho (foto), que por mais de 20 anos foi o diretor geral da Assembleia Legislativa do Paraná. A defesa argumentou que a prisão de Bibinho, no último dia 6 de março, confrontou a decisão do STF que, em dezembro de 2010, que mandou soltar o ex-diretor. Bibinho foi detido em março, acusado de atrapalhar o andamento dos processos pelos quais ele responde na Justiça. Os advogados ainda aguardam o resultado do julgamento do habeas corpus no Tribunal de Justiça do Paraná.
Em alta: TJ Paraná
O Tribunal de Justiça do Paraná conseguiu cumprir integralmente a meta de julgamentos estabelecida pelo CNJ. Além do Paraná, apenas Sergipe, Roraima e Amazonas cumpriram a meta.
Em baixa: PMDB no Senado
O partido não conseguiu definir um nome para assumir a presidência do Conselho de Ética no Senado, o que dificultou o início do processo contra Demóstenes Torres (sem-partido-GO) por quebra de decoro parlamentar.
Pop Star
Ricardo Ducci, filho do prefeito de Curitiba Luciano Ducci, teve seu dia de celebridade na Câmara de Curitiba. Membro da juventude do PSB, partido no qual seu pai também é filiado, o jovem visitou a Casa na última quarta-feira para levar sugestões do grupo aos vereadores. Após entrar no plenário, foi logo recebido por levas de vereadores da base aliada, ansiosos para demonstrar seu apreço pelo filho do "chefe".
Campanha vespertina
Sem dificuldades, os vereadores de Curitiba devem aprovar, na semana que vem, projeto prevendo a mudança do horário das sessões da manhã para tarde. Nesta semana, a assinatura de convênio entre Câmara e Assembleia para transmissão da Ordem do Dia ao vivo pela TV Sinal arrefeceu os ânimos de quem era contrário. Nenhum parlamentar esconde que a sessão pela manhã favorece a realização de campanha no período vespertino.
Reforço
Pré-candidato à prefeitura de Curitiba pelo PSol, Bruno Meirinho receberá um reforço importante na sua campanha neste final de semana. Candidato à presidência da república em 2010 pelo partido, Plínio de Arruda Sampaio (foto) vem para a cidade participar do Tribunal Popular de Curitiba e deve aproveitar para participar de um jantar de apoio à pré-candidatura de Meirinho. Plínio fez 886 mil votos em 2010 e ficou apenas em quarto lugar, mas fez sucesso nas redes sociais com críticas ácidas ao governo federal e aos três candidatos mais votados.
Pinga-fogo
"Temos de fiscalizar esse processo para que se mantenha dentro da legalidade e não envolva nenhuma negociação estranha aos interesses da Casa."
Deputado estadual Cleiton Kielse (PMDB), questionando a decisão da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná de exti nguir a Associação Paranaense das Senhoras dos Deputados Estaduais (Apasde). Com a medida, a Casa pretende negociar vários terrenos da entidade, avaliados em pelo menos R$ 10 milhões.
* * * * *
Colaboraram: Chico Marés, Vinicius Boreki, Marco Martins.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo