Os pais de crianças desaparecidas terão mais uma ajuda para encontrar seus filhos. A Caixa Econômica Federal (CEF) lançou nesta terça-feira a segunda etapa da Campanha "Com a sua ajuda essa saudade pode ter fim". A partir de agora, os bilhetes da Loteria Federal trarão a foto, o nome e a data de desaparecimento de crianças e adolescentes desaparecidos.
Até o final do ano, vão ser divulgadas 120 fotos das 780 cadastradas na Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (Redesap).
- Nenhuma ação teve a dimensão e a capilaridade que vai ter essa ação agora dos bilhetes de loteria - destacou Amarildo Baesso, vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
Cada bilhete trará a foto da criança na época do desaparecimento. Em alguns deles, aparecerá a foto modificada no computador, com a aparência que a criança teria, atualmente. Todo mês serão selecionadas fotos de 10 crianças para serem estampadas nas 225 mil cartelas vendidas em 9 mil casas lotéricas de todo o país. Cada cartela contém 10 bilhetes. Ao longo do ano, a Caixa disponibilizará 27 milhões de bilhetes com as fotos das crianças desaparecidas. De acordo com a Caixa, os primeiros 2,25 milhões já estão à venda.
Amarildo disse que as fotos que não forem selecionadas para serem estampadas nos bilhetes acabarão sendo divulgadas de outras formas, podendo aparecer em bilhetes de pedágio e sacolas de supermercado.
- No caso do bilhete da loteria, a resolução da foto é melhor, além de ser uma foto colorida - destacou Amarildo.Segundo ele, é noticiado o desaparecimento de aproximadamente 40 mil crianças por ano, das quais 10% - quatro mil - demoram a ser encontradas.
- Registradas hoje no site, com fotografia e endereço, temos 780 crianças. Isso demonstra que nem todos os casos estão registrados - ressaltou.
Na primeira etapa da campanha, a Caixa confeccionou 10 mil cartazes e um milhão de panfletos com fotos das crianças para serem divulgadas nas agências bancárias e lotéricas de todo o país. As informações sobre crianças e adolescentes desaparecidos podem ser obtidas pelo site www.desaparecidos.mj.gov.br ou pelo telefone 0800-99-0500.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião