Em alta / Em baixa
Em alta - Voto aberto no Legislativo
Quatro meses após as manifestações de junho, o projeto que acaba com o voto secreto em todas as votações do Legislativo volta ao plenário do Senado. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa ratificou na quarta-feira o relatório do senador Sérgio Souza (PMDB-PR) sobre a proposta.
Em baixa - Depósitos judiciais ao governo
Por unanimidade, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) impediu de forma definitiva o repasse de 30% dos depósitos judiciais não tributários do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) para o governo do estado. Os valores envolvidos são estimados em R$ 2,3 bilhões.
Os eleitores de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, precisarão fazer o cadastro biométrico entre os dias 13 de janeiro e 28 de março de 2014. A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de que, até o ano que vem, 21 milhões de eleitores no país, de um total de 141,1 milhões, serão identificados com a nova tecnologia, que colhe as impressões digitais do eleitor.
Futurologia
Antes mesmo de a Assembleia aprovar a extinção e/ou fusão de secretarias, o governo do Paraná dá as mudanças como certas. O site do Executivo já apresenta o primeiro escalão com as alterações: Cultura e Turismo aparecem como uma única pasta; a Secretaria da Copa está incorporada ao Esporte; e, por fim, já existe a Controladoria-Geral, englobando as pastas de Controle Interno e Corregedoria e Ouvidoria Geral.
Voos (no escuro)
O deputado Tadeu Veneri (foto), líder do PT na Assembleia Legislativa, não desistiu de tentar obter informações sobre os voos feitos pelos representantes dos órgãos públicos do Paraná, sobretudo do governo do estado. Na última semana, o parlamentar apresentou um projeto de lei que obriga a divulgação na internet de todos os voos realizados por integrantes das instituições públicas paranaenses. No site, deverão constar a data e o motivo da viagem, a lista de passageiros, o plano e o custo do voo. Além disso, a proposta pretende proibir nas aeronaves a presença de "pessoas estranhas ao motivo da viagem". Desde que o governador Beto Richa (PSDB) assumiu o governo, Veneri tenta conseguir dados sobre os voos feitos pelo tucano. Todos os pedidos, porém, são sistematicamente derrubados pela bancada governista no Legislativo. O tema é polêmico. Em 2011, Richa relutou por várias semanas em dizer de quem era o helicóptero que ele usou em São Paulo e que teve de fazer um pouso de emergência a aeronave havia sido emprestada por um empresário. Já no ano seguinte, a Copel comprou um avião de R$ 15 milhões para atender a diretoria da estatal, mas que também é usada pelo governo.
Pinga-fogo
"É contraditório: como pode alguém que pilota um governo aprovado por apenas 38% dos brasileiros vencer a eleição no primeiro turno?"
Alvaro Dias (PSDB-PR), senador, sobre a pesquisa Ibope divulgada na quinta-feira.
* * * * *
Colaboraram: Euclides Lucas Garcia e Bruna Maestri Walter.
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Não é só nos EUA: drones sobrevoam base da Força Aérea americana e empresas estratégicas na Alemanha
Juiz de Brasília condena Filipe Martins por suposto “gesto racista” em sessão do Senado