Pesquisa qualitativa que repousa em mãos petistas ajuda a entender a situação confortável de Lula a despeito da terra arrasada que o cerca. Entre as frases mais repetidas por eleitores estão "ele defende a gente" e errou "porque não tinha experiência".
Blindado 2 A cadeia argumentativa dos entrevistados se completa com as idéias de que o presidente errou ao "trabalhar com quem conhecia" e que agora, "mais experiente", vai "escolher melhor".
Página virada De olho na pesquisa, um velho conhecedor de Lula aposta que, daqui até outubro, o presidente tudo fará para construir a imagem de que, depois de seguidas vezes "traído", estaria agora montando um novo time.
Excesso de peso Dentro dessa lógica, continua o PhD em Lula, não é improvável que os próximos a sair de cena sejam Paulo Okamotto e Gilberto Carvalho. O amigo-pagador está na mira da CPI dos Bingos. E o chefe-de-gabinete voltará ao noticiário com o reaquecimento, previsto pelos próprios petistas, do caso Santo André.
Cartão postal Primeiro, João Henrique (PDT) prometeu apoio a Lula e Jaques Wagner. Dali a uma semana, lançou seu pai, João Durval, ao governo da Bahia. Dois dias depois, desistiu da idéia. Com tantas idas e vindas, o prefeito de Salvador ganhou o apelido de "Elevador Lacerda".
Resumo de ópera Após o desfile de Itamar Franco em Brasília, o PMDB fechou a semana mais perto de ter um candidato próprio: Garotinho.
Volte amanhã Tucanos que contavam com José Serra já amanhã, no lançamento da candidatura de Eduardo Paes ao governo do Rio, terão de esperar. A alta do ex-prefeito, submetido a cirurgia, ficou para o final da semana.Troca de peça 1 O governo prepara manobra na tentativa de conquistar de vez a maioria na CPI dos Bingos. Nos próximos dias, Mozarildo Cavalcanti (RR), que tem votado com a oposição, deve ser destituído da liderança do PTB no Senado. Em seu lugar entrará Sérgio Zambiasi (RS).
Troca de peça 2 Zambiasi, mais dócil ao governo, será indicado pela "maioria" da bancada, que tem apenas três senadores. Com as prerrogativas de líder, vai ejetar Cavalcanti da CPI e assumir a vaga.
Plano Z Se tudo mais der errado, governistas pretendem agir para inviabilizar o relatório final da CPI, contestando na Justiça toda e qualquer menção a fatos não-relacionados ao jogo.
Última esperança O punhado de senadores da oposição que ainda sonha em ver Márcio Thomaz Bastos sentado na CPI dos Bingos avalia que só existe uma chance: aprovar a convocação de Jorge Mattoso e arrancar do ex-presidente da Caixa um depoimento que complique o ministro da Justiça.
Simples assim Petista resume: "A cabeça do Márcio Thomaz Bastos está nas mãos do Palocci e do Mattoso".
Força-tarefa O TCU decidiu criar um grupo para fiscalizar Petros, Funcef e Previ. Após analisar o acordo entre os três fundos de pensão para a compra da participação do Citigroup na Brasil Telecom, o tribunal concluiu que, antes de selar o negócio, Petrobrás, Caixa e BB terão de ser consultados.
Me aguardem Mensaleiro cassado, o presidente do PP, Pedro Corrêa (PE), esperava vôo no aeroporto paulistano de Congonhas, na semana passada, lendo "O Vingador", de Frederick Forsyth.
TIROTEIO
* Do deputado Geddel Vieira Lima (BA), da parcela oposicionista do PMDB, sobre o presidente da República, que, ao recepcionar o astronauta Marcos Pontes, manifestou o desejo de, um dia, ir para o espaço:
Lula só pode estar brincando. Afinal, faz mais de três anos que ele vive em órbita.
Deixe sua opinião