A Fundação Zerbini, que administra o Instituto do Coração, não conseguiu o empréstimo para pagar a dívida acumulada de R$ 245 milhões. Após reunião com o governador Claudio Lembo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a formação de uma comissão conjunta, com representantes do BNDES, do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde para analisar as contas do hospital. O ministro anunciou ainda que R$ 20 milhões em recursos já aprovados por emendas de parlamentares poderão ser liberados nos próximos dias.
O governo do estado se comprometeu a pagar o complemento salarial dos funcionários até que haja uma solução para a crise do Incor. Nesta quarta-feira, diretores do instituto e da Fundação Zerbini convocaram a imprensa para fazer um apelo pela manutenção do atual modelo de gestão do hospital. O caos financeiro foi atribuído à construção do prédio 2 do Incor, iniciada em 1999. O presidente do conselho Diretor do Incor, Jorge Kalil, também do Conselho Curador da Fundação Zerbini, disse que "talvez tenha sido um passo maior que a perna".
O infectologista David Uip, diretor executivo do Incor, prometeu que, após a recuperação financeira, os atendimentos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) aumentem. Hoje, 82% dos atendimentos no hospital são feitos pelo SUS.
Uip defendeu a gestão em parceria com a Fundação Zerbini.
- O modelo de gestão é absolutamente criterioso. Não dá para discutir o modelo de gestão, podemos discutir gestão - afirmou.
Administrativamente, o Incor faz parte do Hospital das Clínicas, mas está vinculado à Fundação Zerbini, que é responsável por captar, gerenciar e investir na estrutura do hospital os recursos recebidos com prestação de serviços. A área de pesquisa é ligada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
O Incor faz cerca de 790 consultas diárias e é especializado em em cardiologia e cirurgia cardíaca e toráxica. É para lá que boa parte dos políticos recorre quando tem problema de saúde na área. Referência na América Latina, ali são realizadas em média 5 mil cirurgias e 2,5 milhões de exames de diagnóstico.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião