O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, admitiu que a instituição avalia a possibilidade de apoiar empresas exportadoras brasileiras que tiveram, ou vierem a ter, problemas com operações realizadas em dólar (os chamados derivativos cambiais), e que agora enfrentam dificuldades com a alta da moeda norte-americana decorrente da crise financeira internacional. As informações são da Agência Brasil, mantida pelo governo federal.

CARREGANDO :)

Coutinho fez as declarações durante palestra na Câmara Britânica de Comércio, na qual admitiu que o BNDES vem conversando com algumas dessas empresas afetadas com a forte valorização do dólar em relação ao real, depois que se agravou crise financeira mundial. "São empresas exportadoras brasileiras robustas e de qualidade, que têm meios de encontrar solução junto ao próprio sistema bancário privado, mas que terão, se necessário, o suporte do BNDES de modo que nenhum problema de liquidez inviabilize essas empresas", disse o presidente da instituição.

Ele não detalhou de que forma se dará essa ajuda, limitando-se a afirmar que será em conjunto com outras instituições financeiras. Poderiam se beneficiar da medida empresas como a Aracruz, Sadia e Votorantim.

Publicidade