| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

A animosidade entre alguns vereadores da Câmara de Curitiba e Renata Bueno (PPS, foto) ganhou um novo capítulo na sessão de ontem. A vereadora convidou três diretoras da Universidade de Roma (Itália) para acompanhar a sessão, mas o comportamento dos seus colegas não foi nada cordial. Quando as italianas foram convidadas a se juntar à mesa diretora, Algaci Tulio (PMDB) deu um berro dizendo "o que essas italianas estão fazendo aqui na Câmara?" O presidente licenciado João Cláudio Derosso (PSDB) emendou: "Vieram entregar pizza?" Outros, berravam "tutti buona gente" aos convidados. Tito Zeglin (PDT) chegou a interromper um discurso do vereador Paulo Salamuni (PV) dizendo "gentalhas e gentalhas". Por fim, vários vereadores se retiraram da sessão quando Renata subiu à tribuna para apresentar suas convidadas.

Por que 3D?

Publicidade

A Assembleia Legislativa decidirá hoje, por meio de um pregão eletrônico, de qual empresa vai comprar uma tevê de LED 60 polegadas. O aparelho ficará do lado de fora do plenário e, segundo o presidente Valdir Rossoni, servirá para que as pessoas que não conseguirem entrar no plenário possam assistir à sessão. O fato mais curioso da compra, porém, é a exigência de que o equipamento seja 3D. Um leitor escreveu para o jornal perguntando se serão fornecidos óculos especiais para os espectadores. E, outra pergunta: a TV Sinal transmite em 3D?

Novo governo, mesma voz

No almoço de comemoração de 1 ano da vitória da campanha do governador Beto Richa (PSDB), o que chamou a atenção foi que o mestre de cerimônia encarregado de exaltar as vantagens do "novo Paraná" era o locutor Botto Jr, que durante anos apresentou os eventos públicos e da "escolinha" do ex-governador Roberto Requião (PMDB). Ele substitui Mário Celso Cunha, tradicional animador de comícios tucanos e hoje secretário especial para assuntos da Copa. "Acabou o tempo do autoritarismo, da raiva. Vivemos agora no Paraná o tempo da delicadeza", bradava ontem o ex-arauto de Requião.

Fraude

Poucos dias após ser acusado de nepotismo por manter sua mulher lotada em seu gabinete, o vereador Odilon Volkmann (PSDB) é alvo de outra denúncia. Em imagens feitas pela RPCTV, funcionários da Mercearia Volkmann, de propriedade do parlamentar, cobram uma taxa de 10% para simular vendas no cartão de funcionários da prefeitura de Curitiba. O Cartão Qualidade é o crachá dos servidores e serve para compras em farmácias, mercados e até para empréstimos, com limite estipulado e desconto na folha de pagamento. As operações em dinheiro só podem ser feitas em instituições autorizadas pelo BC.

Publicidade

Negromonte

Os partidos de oposição vão tentar aprovar hoje na Comissão de Fiscalização Financeira da Câmara Federal a convocação do ministro das Cidades, Mario Negromonte (PP). A ideia é aprovar também o convite dos funcionários da pasta envolvidos no escândalo da fraude do documento que abriu caminho para a aprovação de projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Cuiabá (MT), encarecendo em R$ 700 milhões a obra de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014.