• Carregando...
Ricardo Boechat, jornalista | Armando Paiva/Fotoarena/Folhapress
Ricardo Boechat, jornalista| Foto: Armando Paiva/Fotoarena/Folhapress

O jornalista Ricardo Boe­­chat, da TV Band e da rádio BandNews, foi condenado a prestar serviços comunitários por três meses por um comentário de 2011 que ofendeu o senador paranaense Roberto Requião (PMDB). Boechat criticou o episódio em que Requião arrancou um gravador da mão de um jornalista e apagou uma entrevista, depois de ser perguntado sobre a pensão que recebe por ser ex-governador.

No Jornal da Band, Boe­­chat classificou a atitude de Requião como um "atentado à liberdade de imprensa", dizendo que a pergunta que o ofendeu era sobre a sua "boa aposentadoria" como ex-governador. Depois comentou que "com pavio curto ou sem pavio curto" o senador deveria responder à pergunta que lhe era feita.

Pelos antecedentes de Boechat, a juíza Aparecida Angélica Correa, da 1.ª Vara Criminal do Fórum Regional de Pinheiros, em São Paulo, reverteu a pena prevista de seis meses de detenção para três meses de trabalho comunitário.

Ao Portal Imprensa, Boechat frisou que não mudou de opinião. "Ontem me avisaram que tinha uma condenação e o jurídico da Band vai recorrer. Não tem muito o que comentar, mas não mudo uma vírgula daquilo que eu disse", relatou.

Repercussão

Na sessão do Senado de ontem, Requião comentou o caso. Ele também aproveitou a deixa para falar sobre um projeto de sua autoria que regulamenta o direito de resposta para quem se sentir ofendido por algum conteúdo veiculado na imprensa, que está para ser votado na Câmara dos Deputados. Ele afirmou, no plenário, que trocaria a condenação pelo direito de resposta.

O projeto do senador institui que o direito de resposta teria de ser requerido até 60 dias após a divulgação da matéria. O veículo teria sete dias para publicar a resposta ou retificação. Uma vez comprovada a ofensa, o juiz fixaria data e condições para veiculação da resposta ou retificação. A retratação teria que ser publicada de forma proporcional à matéria ofensiva, com o mesmo destaque.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]