Com base em recém-encerrada pesquisa qualitativa, o cientista político Antônio Lavareda desenhou um futuro promissor para Geraldo Alckmin em reunião com o comando pefelista. Para início de conversa, previu que o tucano crescerá no Nordeste, onde hoje come poeira.
Bola de cristal 2 Na apresentação, Lavareda disse que palanques fortes alavancarão o tucano em Estados importantes. E que a eleição poderá se resolver no primeiro turno, mas surpresa! com vitória de Alckmin, até agora detentor de menos de metade da intenção de voto de Lula.
Longo exílio Nem todos os pefelistas, porém, deixaram-se contagiar por tamanho otimismo. "Acho que teremos mais uma geração de emas no Alvorada que, infelizmente, não vai nos reconhecer", lamenta um parlamentar que freqüentava o palácio presidencial nos tempos de FHC.Água e óleo Quem conhece bem Lavareda, pesquiseiro favorito do PFL e do tucano Tasso Jereissati, e Luiz González, marqueteiro de toda a vida de Geraldo Alckmin, aposta que não dará certo misturá-los na mesma campanha.
Bondades em série Lula receberá a marcha dos prefeitos a Brasília com um pacote vistoso. Entre as medidas de apoio aos municípios, há uma voltada para o desenvolvimento do transporte público. Também nesta semana, o Planalto anuncia novas linhas de financiamento do BNDES.
Órbita eleitoral Filiado ao PSB, o presidente da Agência Espacial Brasileira, Sérgio Gaudêncio, pretende ter uma "conversa sobre o futuro" com Marcos Pontes. Como militar, o astronauta ainda pode se filiar a um partido e disputar as eleições de outubro.
Sob cuidados Dos personagens capazes de reaquecer o caso da violação do sigilo do caseiro, o que mais preocupa o governo é o abalado Jorge Mattoso. No Planalto, o encarregado de pôr o termômetro no ex-presidente da Caixa é o assessor Marco Aurélio Garcia, seu amigo de longa data.
Tarefa prioritária Se obtiverem sucesso na manobra para conquistar maioria na CPI dos Bingos, a primeira providência dos governistas será sepultar o requerimento de convocação de Mattoso, que a oposição tentará novamente votar nesta semana.
Perfil ideal Sérgio Zambiasi (PTB-RS), senador que os governistas pretendem colocar no lugar de Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) para amansar de vez a CPI, não está nem aí para o PT. É, porém, um lulista de carteirinha.
Bilhete marcado Será nesta semana a reunião entre Lula, Renan Calheiros e José Sarney para definir o ministro da Saúde. A dupla levará os nomes de Paulo Lustosa, atual presidente da Funasa, e do deputado Marcelo Castro, deixando claro que prefere o primeiro.
Turbina ligada O PT promete barulho amanhã, no depoimento do presidente da Nossa Caixa, Carlos Eduardo Monteiro, à Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia paulista. Fechou com o sindicato dos bancários e outras entidades de classe a realização de um grande protesto pró-CPI.
Regra geral O presidente da Assembléia paulista, Rodrigo Garcia (PFL), comanda hoje a sessão em que o Instituto de Estudos dos Direitos do Contribuinte (IEDC) lança movimento por um código nacional sobre o tema. O deputado é autor do Código Estadual de Defesa do Contribuinte.
TIROTEIO
* Do promotor Roberto Wider Filho, que investiga o caso Celso Daniel, sobre a decisão do STF de soltar Gil Rugai, acusado de matar o pai e a madrasta:
Ávido em criticar a morosidade da Justiça estadual, o Supremo liberta parricidas, mas deixa o caso do assassinato do prefeito de Santo André dormindo em seus escaninhos.
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Festa de Motta reúne governo e oposição, com forró, rapadura, Eduardo Cunha e Wesley Batista
Davi Alcolumbre rejeita anistia ao 8 de Janeiro: “Não vai pacificar o Brasil”
“Elites políticas europeias vão ‘abanar o rabo’ para Trump”, diz Putin
Deixe sua opinião