O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai à Base Aérea de Anápolis (GO) nesta segunda-feira conhecer as duas primeiras aeronaves Mirage 2000-C que chegam ao Brasil, de um total de 12 aeronaves usadas adquiridas da França pela Força Aérea Brasileira (FAB). No valor total de 60 milhões de euros, os aviões serão incorporados ao Primeiro Grupo de Defesa Aérea, responsável pelo espaço aéreo do país. Os caças passam a ser designados como Mirage F-2000 e substituirão os F-103 Mirage III, aposentados no ano passado, que estavam em operação desde os anos 70.

CARREGANDO :)

A aquisição integra o Acordo de Cooperação e Fornecimento de Materiais e Serviços assinado entre os governos do Brasil e da França em julho do ano passado, no valor de 80 milhões de euros. O acordo inclui, também, compra de suprimento e treinamento de pilotos e mecânicos brasileiros na França. De acordo com o cronograma, está prevista a entrega de outras duas aeronaves em outubro, mais quatro em 2007 e outras quatro em 2008.

Os dois aviões vão participar do desfile aéreo de 7 de Setembro, em Brasília, ao lado de outros quatro caças franceses do mesmo modelo. Segundo o Comando da Aeronáutica, trata-se de retribuição à participação da Esquadrilha da Fumaça brasileira, no ano passado, no desfile de 14 de julho (Queda da Bastilha), em Paris. Quatro caças Mirage 2000 da Força Aérea Francesa também participaram em agosto da Operação Cruzeiro do Sul III, um exercício aéreo simulado de conflito, que envolve ainda as Forças Aéreas de Argentina, Chile, Uruguai e Venezuela.

Publicidade

Segundo o governo, as aeronaves adquiridas têm vida útil estimada até 2025 e ainda estão em operação na Força Aérea Francesa. O Mirage transporta até 6 toneladas de armamentos, como mísseis, bombas e munição em geral. A velocidade máxima é de 2.100 km/h, mais do que o dobro da velocidade do som, e o modelo é utilizado também pelas forças aéreas de sete países.