O Brasil já vive uma epidemia de dengue. A declaração é do ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Nesta terça-feira (17), em Minas Gerais, ele lançou uma nova campanha nacional de combate à doença, que já matou mais de cem pessoas neste ano. No Paraná foram registrados, de janeiro a setembro, quase 45 mil casos.
"É epidemia mesmo. Não é possivel. Neste ano, 121 pessoas já morreram", disse o ministro. "Eu diria que nós estamos perdendo a guerra para a doença."
"Essa epidemia é preocupante por vários motivos, principalmente pelas características do vírus. Existem quatro sorotipos e três já circulam no país. Essa doença pode matar e só será enfrentada adeqüadamente se houver uma grande mobilização da sociedade", afirmou Temporão.
Os agentes sanitários percorreram nesta terça-feira casas e lotes em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Eles recolheram garrafas, pneus e todo tipo de objetos que acumulam água e facilitam a reprodução do Aedes aegipty, mosquito transmissor da dengue.
De janeiro a setembro deste ano, Minas Gerais já registrou quase 39 mil casos de dengue; o Paraná, quase 45 mil; o Rio de Janeiro, mais de 51 mil; e São Paulo, mais de 64 mil.
A pior situação é a de Mato Grosso do Sul, com mais de 72 mil casos da doença.
Em todo o pais são 481 mil casos de dengue nos nove primeiros meses deste ano. Cinquenta por cento a mais do que no mesmo periodo do ano passado.
Deixe sua opinião