O Brasil está "estagnado" no ranking da corrupção que será divulgado hoje pela entidade Transparência Internacional. Na classificação que abarca 175 países, o Brasil subiu três posições passou da 72.ª colocação no ano passado para a 69.ª em 2014, mas a mudança não representa avanços reais, já que a pontuação do país está estagnada, passando de 42 pontos, de um total de 100 pontos, em 2013 para 43 pontos em 2014.
Pela metodologia adotada no ranking, quanto mais próxima a pontuação estiver de 100, menos corrupto é o país ou território. "O Brasil está estagnado e isso não é uma boa notícia", disse o diretor para as Américas da Transparência Internacional, Alejandro Salas. "Se não há uma mudança é porque o mundo continua tendo a percepção de que a corrupção é um problema no Brasil. Estagnação no contexto brasileiro significa que o dinheiro público continua sendo saqueado."
Segundo Salas, o recente caso de corrupção sob investigação que envolve a Petrobras revela que existe um "casamento entre a elite política e parte da elite econômica para extrair recursos públicos".
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião