O Brasil está "estagnado" no ranking da corrupção que será divulgado hoje pela entidade Transparência Internacional. Na classificação que abarca 175 países, o Brasil subiu três posições passou da 72.ª colocação no ano passado para a 69.ª em 2014, mas a mudança não representa avanços reais, já que a pontuação do país está estagnada, passando de 42 pontos, de um total de 100 pontos, em 2013 para 43 pontos em 2014.
Pela metodologia adotada no ranking, quanto mais próxima a pontuação estiver de 100, menos corrupto é o país ou território. "O Brasil está estagnado e isso não é uma boa notícia", disse o diretor para as Américas da Transparência Internacional, Alejandro Salas. "Se não há uma mudança é porque o mundo continua tendo a percepção de que a corrupção é um problema no Brasil. Estagnação no contexto brasileiro significa que o dinheiro público continua sendo saqueado."
Segundo Salas, o recente caso de corrupção sob investigação que envolve a Petrobras revela que existe um "casamento entre a elite política e parte da elite econômica para extrair recursos públicos".
Após denúncia ao STF, aliados de Bolsonaro ampliam mobilização por anistia no Congresso
Bolsonaro tinha esperança de fraude nas urnas, diz Cid na delação; veja vídeo na íntegra
Bolsonaro aposta em Trump para uma “virada de jogo” no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
Motor dá sinal de fervura, mas o presidente quer acelerar