O “povo brasileiro” será o principal responsável por um eventual impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Levantamento divulgado nesta sexta-feira (08) pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta que 54,6% dos entrevistados acreditam que a própria população seria a razão de um possível afastamento da petista. Outros 16,5% acham que a Operação Lava Jato seria a responsável, enquanto 10,2% creditam essa hipótese aos partidos de oposição. Menos de 5% julgam que seria responsabilidade do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
INFOGRÁFICO: Veja os números da pesquisa.
A pesquisa também questionou se a população acredita que o afastamento da Dilma, por meio do impeachment , seria um golpe contra a democracia. A maioria, 67,3%, não considera que o procedimento seja golpe.
No entanto, praticamente metade dos ouvidos pelo instituto julgam que a presidente escapará do processo do impeachment que tramita no Congresso: 48,4% responderam que Dilma chegará ao final do mandato e 47,1% acreditam que ela será afastada. O resultado indica empate técnico nessa resposta, já que a margem de erro é de 2%.
Foram ouvidos 2.044 eleitores brasileiros com 16 anos ou mais, em 24 estados e 162 municípios brasileiros, entre os dias 03 e 06 de abril deste ano. O grau de confiança é de 95%.
Governo aproveita debate da jornada 6×1 e bombas em Brasília para atrasar corte de gastos
Milei se reúne com Trump, Musk e Stallone em evento conservador
Explosões aumentam pressão para PGR denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe
Vídeos mostram autor de atentado entrando na Câmara horas antes de explosões
Deixe sua opinião