A reportagem sobre a quantidade de propostas para denominar ruas com nomes de peixes, todas do vereador Valdenir Dias (PSB), mexeu com o brio dos vereadores, que passaram a sessão de ontem discutindo a função de um vereador. Mário Celso (PSDB) e Julieta Reis (PSB) defenderam que a Câmara continue votando nomes de ruas, mas com critérios.
Função Já a vereadora Roseli Isidoro (PT) defendeu que essa não seja mais função do Legislativo Municipal, que deveria discutir políticas públicas. O próprio prefeito, por decreto, já pode batizar ruas. Roseli entende que a reforma da Lei Orgânica do município deve retirar essa prerrogativa do Legislativo.
Interditado A vereadora Julieta Reis (PSB) criticou o bloqueio de ruas ao redor do Parque Barigüi. Para a vereadora, o parque é público e não se pode prejudicar o acesso a pessoas ao espaço, considerado a "praia" dos curitibanos. A polícia deveria coibir abusos, mas a solução não seria fechar os parques, disse Julieta.
Perde e ganha 1 Para que alguns não percam muito, todos vão perder um pouco. Assim pode ser definida a solução encontrada pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), juntamente com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para a provável perda de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que 27 prefeituras paranaenses devem sofrer após a confirmação de que suas cidades tiveram redução no número de moradores, de acordo com a contagem populacional do IBGE.
Perde e ganha 2 Diretores da AMP e da Assomec e os deputados federais Chico da Princesa (PR) e Marcelo Almeida (PMDB) ontem se reuniram com Paulo Bernardo para discutir as conseqüências do censo do IBGE. Segundo a AMP, Bernardo se comprometeu a articular, no governo federal, a aprovação de um projeto que diluiria em dez anos a perda das prefeituras. O projeto também garantiria o pagamento gradual, nos mesmos dez anos, do valor a ser repassado às prefeituras que terão aumento de receita do FPM por causa do crescimento populacional constatado pelo IBGE. Resta saber se todos municípios vão concordar com isso.
Segurança O governo do estado será obrigado a divulgar, mensalmente, os números da criminalidade no Paraná, no que depender da Assembléia. É que os deputados estaduais aprovaram ontem o projeto de lei de autoria do deputado Mauro Moraes (PMDB), que exige tal divulgação, o que não vem ocorrendo. "Isso representa a abertura da caixa-preta da Secretaria Estadual de Segurança Pública", disse Moraes, que é o presidente da Comissão de Segurança Pública do Legislativo.
Relatório Os deputados estaduais Marcelo Rangel (PPS) e Reni Pereira (PSB) entregam hoje, às 11 horas, um relatório sobre as possíveis irregularidades apuradas durante a Comissão Especial de Investigação (CEI) para investigar os gastos com publicidade do governo do estado nos anos de 2005 e 2006. "O momento não é de cruzar os braços e dar a vitória para um adversário que não se dispôs ao debate. A maneira como o secretário estadual de Comunicação, Aírton Pisseti, se escondeu dos fatos óbvios que envolvem a sua administração das verbas publicitárias do governo são suficientes para colocá-lo, sem qualquer dúvida, no banco dos réus", disse Rangel.
Delegados O julgamento pelo STF da ação direta de inconstitucionalidade impetrada contra o decreto do governo do estado que permite a um PM desempenhar a função de delegado estava na pauta de ontem do Supremo. Mas o julgamento acabou não ocorrendo.
***
"A imprensa está no seu papel. Muitas vezes nós damos armas para que a imprensa denigra a imagem da Câmara."
Do vereador Mário Celso Cunha (PSDB), sobre a polêmica envolvendo a reportagem, publicada no domingo pela Gazeta do Povo, que falava do grande número de ruas de Curitiba batizadas com nomes de peixes.
***
Pinga-Fogo
O prefeito Beto Richa vai estender tapete vermelho para os pedestres, hoje na abertura da Semana Nacional do Trânsito. Ele estará no cruzamento das ruas 24 de Maio e Dr. Pedrosa, ao lado da Praça Rui Barbosa, distribuindo panfletos.
*** Os três vereadores do PSB de Curitiba, Julieta Reis, Tico Kuzma e Valdenir Dias, conversaram ontem com Luciano Ducci, presidente da legenda em Curitiba.
*** Eles só aceitam mais um vereador na legenda, que seria Beto Moraes. Mas com uma condição: somente se o deputado estadual Mauro Moraes também viesse para o partido, ou para uma legenda próxima de Beto Richa.
*** O PC do B comemorou ontem mais uma conquista para o partido. O motivo foi a nomeação do jornalista Cláudio Ribeiro para a diretoria de Lazer da Paraná Esporte.
*** Ribeiro trabalhou em campanhas do governador Roberto Requião (PMDB), nas quais atuou como apresentador de comícios em 2002 e 2006.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião