A presidente Dilma Rousseff deve definir nesta segunda-feira (30) o nome do novo ministro do Trabalho após uma conversa com o ex-titular da pasta Carlos Lupi (PDT).
O mais cotado é o deputado Brizola Neto (PDT-RJ), que só não assumirá o comando do ministério se Lupi vetar o nome do colega de legenda. Poucos apostam nessa possibilidade. Neto, há meses favorito para o cargo mas com resistências dentro do próprio partido, inclusive de Lupi, está em Brasília aguardando a conclusão da reunião.
Dilma quer nomear seu novo ministro nas próximas horas, portanto antes das comemorações do Dia do Trabalhador, amanhã. Em reunião com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada, ambos avaliaram que seria negativo passar a data comemorativa sem um titular no ministério.
Lupi e Brizola Neto vêm buscando nos últimos meses uma reaproximação que permita uma razoável convivência política com a eventual ida do deputado para o Ministério do Trabalho.
Carlos Lupi comandou o posto desde o governo Lula, mas teve de deixar a pasta com a "faxina ética" do ano passado. Desde então, o ministério é tocado por um interino.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast