O Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) recebeu documentos bancários que apontam triangulação de dinheiro entre o PT e o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto. Bumerangue 2 – Os indícios à disposição do Coaf são de que os recursos usados por Okamotto para saldar empréstimo do presidente Lula vieram do próprio PT. Positivo e operante – A despeito das declarações públicas de modéstia e desinteresse pela cadeira de Severino, Aldo Rebelo (PC do B-SP) multiplica telefonemas na busca desse objetivo. Procurou os pefelistas Jorge Bornhausen e César Maia e Orestes Quércia (PMDB). Sem marola – Igualmente silencioso, Michel Temer (PMDB- SP) foi o único dos presidenciáveis a não desfilar pelo Salão Verde ontem. Em compensação, o deputado passou o dia ao telefone. Do outro lado da linha, entre outros, FH. Pluripartidário – José Thomaz Nonô (PFL-AL) recebeu a adesão do Prona. Espera anunciar em breve apoios de PDT, PPS e PV. E pediu, sem sucesso, reunião com o PT. O herdeiro – Slogan do candidato Ciro Nogueira (PP-PI), príncipe do baixo clero: "513 líderes e um compromisso: trabalhar pelo país".

CARREGANDO :)

Questão pessoal – É tão ruim a relação entre os líderes do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do PSB, Beto Albuquerque (RS), que a candidatura do segundo parece ter como único objetivo atrapalhar a do primeiro.

Glasnost – O debate entre os candidatos, marcado para terça, terá o formato definido pela TV Câmara com a ajuda de Fernando Gabeira (PV-RJ), posto na Sibéria pela emissora no reinado severino.

Publicidade

Controle remoto – Por meio de preposto com assento na Assembléia paulista, Delúbio Soares continua a operar para o Campo Majoritário nas eleições do PT em São Paulo. Nas palavras de um petista, "não existiu miséria" domingo no corpo a corpo com eleitores, em especial na zona leste. Erosão 1 – A pesquisa Ibope-CNI não é a única desse instituto a detectar estrago no navio de Lula. Levantamento feito no Rio lhe dá 25% no estado, contra 20% para Anthony Garotinho (PMDB) e 15% para José Serra (PSDB). Erosão 2 – No primeiro turno de 2002, Lula obteve 40,1% no Rio. Em seu estado, Garotinho superou o petista: 42,1%. E Serra não chegou aos dois dígitos: 8,8%. Chuva na horta – Em fase de vento a favor, o PMDB selou ontem a filiação do governador Eduardo Braga (AM), egresso do PPS. Na semana que vem será a vez de Paulo Hartung (ES), hoje sem partido. Três em uma – A CPI dos Bingos fará na semana que vem o "Grand Slam" das denúncias contra o PT pré-Marcos Valério. Na terça, investigará a prefeitura de Ribeirão; na quarta, o caso Santo André; na quinta, Waldomiro Diniz.

TIROTEIO

* De Paulo Delgado (PT-MG), sobre a proliferação de candidatos à sucessão de Severino:

– O cenário de confronto que se desenha mostra que as bancadas já estão perdendo o horizonte da crise. Volta a imperar a idéia de que a escolha da Mesa é uma questão interna da Câmara, quando na verdade o maior eleitor, nas atuais circunstâncias, é o olhar da opinião pública sobre o Congresso.