O presidente norte-americano, George W. Bush, escolheu dois novos comandantes para liderar os esforços militares do país no Iraque no mesmo momento em que se prepara para reformular sua estratégia de guerra.

CARREGANDO :)

Bush optou pelo general do Exército David Petraeus para ser o principal comandante em terra no Iraque em substituição ao general George Casey, que se tornará chefe do Estado-Maior do Exército.

Ele também escolheu o almirante William Fallon para substituir o general John Abizaid como chefe do Comando Central dos Estados Unidos, o quartel-general regional que supervisiona as operações militares do país no Oriente Médio, incluindo o Iraque e o Afeganistão.

Publicidade

Em seu próximo emprego, Casey vai substituir o general Peter Schoomaker, que deixou a aposentadoria em 2003 para assumir o posto, onde está há mais de três anos, o que é incomum para o cargo.

Bush fez as nomeações, que ainda têm de ser aprovadas pelo Senado, após receber recomendações de seu secretário de Defesa, Robert Gates. A aprovação de nomeações militares no Senado é geralmente considerada uma rotina.

``O presidente aceitou essas recomendações e encaminhará essas nomeações'', disse o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow.