• Carregando...

O primeiro cruzamento de inscrições do Cadastro Nacional de Eleitores com registros de óbitos fornecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) resultou no cancelamento de 19.180 títulos no Paraná. Em todo o Brasil, foram cancelados 325.528 títulos de eleitores falecidos entre janeiro de 2004 e fevereiro de 2006. A partir de agora, o cruzamento dos dois bancos de dados será feito mensalmente para a depuração do Cadastro Nacional de Eleitores.

Conselho – O prefeito Beto Richa encaminhou sexta-feira para a Câmara Municipal de Curitiba uma mensagem com proposta de criação do Conselho Municipal de Cultura. Órgão de caráter consultivo, o Conselho assegura a participação popular na definição e implementação das políticas culturais da cidade.

Galanteios – Durante a inauguração do posto de saúde 24 horas do Pinheirinho, no último sábado, o governador Requião fez vários elogios à administração de Beto Richa (PSDB) em Curitiba. O prefeito respondeu que a parceria com o governo do estado vem dado certo porque ambos colocaram "o interesse da população acima das divergências políticas".

Saia-justa – Na mesma cerimônia, o governador provocou o deputado federal Eduardo Sciarra (PFL), que também estava no palanque. Requião acusou o "PFL de Sciarra" de permitir que multinacionais monopolizassem a comercialização das sementes transgênicas no Paraná.

Ética – O teólogo e escritor Leonardo Boff será o palestrante da reunião do secretariado na próxima terça-feira. Ele falará sobre "Ética na Política". Boff está no Paraná participando também da programação do Fórum Global da Sociedade Civil, evento paralelo à 8.ª. Conferência das Partes da Convenção da Biodiversidade.

Direção – O bloco independente da Câmara de Curitiba chegou ao poder durante 35 minutos. O vereador Valdemir Soares (PL) presidiu uma parte de uma sessão. Para mostrar unidade entre os integrantes do grupo, Valdemir chamou os outros quatro componentes para se sentarem com ele na mesa. O autal presidente, porém, João Cláudio Derosso (PSDB), não abriu mão de dar algumas "orientações" ao presidente interino.

Concorrência – O deputado estadual Neivo Beraldin (PDT), presidente da Comissão de Fiscalização, solicitou que a Assembléia Legislativa edite um decreto legislativo para suspender as atuais concessões para as empresas de transporte coletivo intermunicipais do estado, o que obrigaria o governo estadual a realizar uma concorrência pública para essas linhas. "Salvo algumas raras exceções, estamos há cerca de 50 anos sem que haja concorrência para a exploração desses serviços", lembrou.

No hospital – Representante da frente parlamentar dos hospitais filantrópicos, o deputado federal André Zacharow (PMDB) afirma que o governo federal vai liberal uma emenda parlamentar de sua autoria que repassa cerca de US$ 300 mil ao Hospital Evangélico. De acordo com Zacharow, o dinheiro será destinado à compra de um equipamento moderno de tomografia computadorizada, através de licitação internacional.

Anfitrião – A agenda do presidente Lula em Curitiba sofreu diversas alterações de última hora. Até sexta-feira, a chegada estava prevista para hoje pela manhã, no sábado porém, ficou definido que ele chegaria ontem à noite e dormiria na capital paranaense para participar da cerimônia de abertura do MOP8, hoje às 10 horas.

Ausência – O presidente porém não participou do jantar de abertura da Conferência, realizado ontem à noite na Ópera de Arame, com a presença de 800 representantes de delegações de diversos países.

Promessas – Depois de 12 dias acampados no Parque Nacional de Ilha Grande, no Rio Paraná, cerca de 200 famílias de ex-ilhéus, decidiram deixar o local. De acordo com o deputado José Domingos Scarpellini (PSB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia, o grupo foi convencido por um documento assinado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A portaria cria uma comissão para estudar as indenizações a serem pagas pelas terras desapropriadas para a formação do parque.

Pinga-fogo

* Beto Richa passa amanhã o comando da prefeitura para o vice Luciano Ducci.

* O prefeito fica dez dias na Europa com a missão de acertar os detalhes para a realização da prova de Fórmula Turismo que será disputada no Autódromo de Pinhais.

* O ex-prefeito de Curitiba Cassio Taniguchi (PFL) estampou outdoors pela cidade em uma mensagem pelo aniversário de 313 anos da capital

* A mensagem é sugestiva: "Feliz Futuro, Curitiba".

* Outro que resolveu reaparecer é o ex-secretário da Casa Civil do Governo Lerner, Cid Campêlo.

* Ele está nas inserções de televisão do PSB com discurso de candidato.

* A pauta de discussão da Câmara Municipal de Curitiba na próxima semana é um festival de aprovação de nome para ruas, títulos de cidadão honorário e declaração de utilidade pública.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]