O debate entre os candidatos a prefeito de Curitiba promovido hoje, às 21h30, pela TV Paraná Educativa, não terá a presença do prefeito Beto Richa (PSDB), que busca a releição. Ele já recusou no começo do mês o convite para ir na emissora do governo. No mesmo horário, estará inaugurando um comitê voltado para os eleitores afro-descendentes. A preocupação da coordenação de campanha do tucano é como sua ausência será tratada.

CARREGANDO :)

Na reunião preparatória do debate foi anunciado que o candidato que confirmasse presença, mas não comparecesse, teria uma cadeira vazia no cenário, com nome e partido. Como o prefeito não confirmou, espera que não tenha uma cadeira para ele no estúdio da tevê. Estarão presentes Gleisi Hoffmann (PT), Fabio Camargo (PTB), Bruno Meirinho (PSol), Carlos Moreira Júnior (PMDB), Maurício Furtado (PV), Ricardo Gomyde (PCdoB) e Lauro Rodrigues (PTdoB).

Esperança

Publicidade

Embora seu candidato a prefeito, Carlos Moreira Júnior (PMDB), esteja registrando traço nas pesquisas, o governador Requião (PMDB) está tentando alavancar a campanha em outros municípios. Passou a semana posando para fotos ao lado de candidatos a prefeito que serão usadas no interior.

Cópia

Uma nova acusação de plágio em projetos da oposição surgiu ontem na Assembléia. O líder do DEM, Plauto Miró Guimarães, diz que o governador Requião quer copiar sua proposta de fechamento de bares após às 23 horas em municípios com altos índices de criminalidade. O secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, vem defendendo a medida.

Infiéis

A sessão de quarta-feira do TRE cassou mais 4 vereadores do estado por infidelidade. Os parlamentares que perderam o mandato são de Bom Sucesso, Cruzmaltina, Munhoz de Mello e Rancho Alegre. O tribunal já retirou o cargo de 156 vereadores paranaenses.

Publicidade

Exemplar

O ministro do STJ Gílson Langaro Dipp, que participou ontem da abertura do Congresso de Direito Penal – organizado pela Associação dos Magistrados do Paraná –, declarou que a criação de varas especializadas em crimes de financeiros foi um avanço institucional. Dipp disse também que o exemplo "emblemático" foi o da 2ª Vara Criminal Federal de Curitiba, na qual tramitou os processos das contas CC5, do caso Banestado.

Cooperação

Segundo o ministro Gílson Dipp, o trabalho da Justiça e do Ministério Público federais no Paraná foi pioneiro no que se refere à ações de cooperação internacional para combater crimes de lavagem de dinheiro. Dipp fez a palestra "Crimes financeiros – Lavagem de Dinheiro – Políticas públicas para seu enfrentamento".

Indenização

Publicidade

Os procuradores da República Marlon Alberto Weichert e Eugênia Augusta Fávero afirmaram ontem que as ações que protocolaram na Justiça contra supostos torturadores da ditadura militar pedem o reembolso de R$ 9,9 milhões à União. Esse valor equivale ao que foi pago como indenização a 64 vítimas de repressão nas dependências do DOI-Codi paulista.

Pinga fogo

Uma proposta que tramita na Câmara dos Vereadores de Curitiba pretende inibir o assalto às agências bancárias da cidade, limitando o estacionamento em frente dos bancos para carros-fortes e embarque e desembarque de idosos, gestantes e deficientes. Os vereadores "atacam" a criminalidade, mas podem "acertar" nos motoristas. O projeto pode tornar o ato de estacionar o carro no centro de Curitiba ainda mais difícil. As vagas são escassas.