A aprovação ao governo Lula baixou para 45% em agosto, em relação aos 54% verificados em julho, e os 55% em junho. A informação consta de pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira, terceira depois da crise provocada pela divulgação das denúncias de corrupção. O grau de desaprovação subiu de 38%, em junho e julho, para 47%. Não souberam informar 8% dos entrevistados.
Com relação à avaliação do governo, 29% dos pesquisados consideraram ótimo ou bom, contra os 36% de julho e os 35% de junho. A avaliação regular passou de 41% (junho) para 40% (julho), chegando agora a 38% dos consultados. Em junho, 22% consideravam o governo ruim ou péssimo, subindo para 24% em julho e 31% em agosto.
A confiança no presidente também apresentou declínio em agosto. Em junho, 56% confiavam em Lula, em julho, 53% e agora em agosto, 43%. Em junho, disseram não confiar no presidente 38%, em julho, 42% e nesta última pesquisa, 52%. Não souberam ou não informaram 6% dos pesquisados.
O Ibope perguntou ainda se os entrevistados tomaram ou não conhecimento de alguma denúncia de corrupção nas últimas semanas. Em julho, o índice dos que tomaram conhecimento era de 72%. Agora é de 81%. Os que não haviam tomado conhecimento, não souberam ou não opinaram eram 28%. Agora são 19%.
A pesquisa, divulgada nesta terça-feira, é a terceira depois da crise provocada pela divulgação das denúncias de corrupção, e foi realizada entre os dias 18 e 22 de agosto, em 143 municípios de todos o país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Confira também:
Eleitores culpam PT pela crise, segundo Ibope
Ibope: Serra vence Lula no segundo turno
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas