A caixa de voz com as conversas dentro da gabine da aeronave Learjet modelo 35 que caiu no domingo (4) na Zona Norte matando oito pessoas já foi encaminhada à perícia, assim como a turbina, o painel e outros pedaços da aeronave.
As peças podem ajudar nas investigações sobre as causas do acidente. Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) esteve no local do acidente na manhã desta segunda-feira (5). O órgão tem 90 dias para apresentar relatório parcial sobre a causa do acidente.
Especialistas destacam a importância da análise do gravador de vozes para a apuração dos motivos que levaram à queda do avião. "O gravador de vozes de cabine é uma das peças mais importantes. Sinaliza o estado do motor para saber se ele estava funcionando ou não quando houve o choque, posição das manetes de potência e posição dos instrumentos", explica o vice-presidente da Associação Brasileira de Aviação Geral, Adalberto Febeliano.
Para outros especialistas em aviação, o modo como a aeronave caiu sobre as casas é um indicativo de pane. "O piloto, mesmo com o avião em pane, tenta que o avião pouse em cima de telhado, mas nunca de bico. A falta de controle de cair na perpendicaular mostra que é uma pane do avião", afirma George Sucupira, presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves.
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Projeto que eleva conta de luz em 7,5% avança no Senado e vai para o plenário
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025
Deixe sua opinião