A maioria dos partidos políticos marcou para os dias 12 e 13 de junho (sábado e domingo, respectivamente) suas convenções partidárias para oficializar a escolha dos candidatos à Presidente da República e vice, governador, senador, deputados federal e estadual, além de deliberar sobre coligações. Somente o PV, da senadora e pré-candidata Marina Silva, fará seu encontro nacional no dia 10, uma quinta-feira, em Brasília. O PSDB marcou sua convenção nacional em Brasília para o dia 12. Já o encontro do PT será um dia depois 13 de junho também em Brasília. O partido do presidente Lula e da pré-candidata Dilma Rousseff (foto) espera reunir pelo menos 6 mil delegados de todos os estados no encontro nacional.
Aliás...
Na mesma data do encontro do PT, o rival PSDB vai realizar sua convenção estadual em São Paulo, principal colégio eleitoral do país. Já a convenção nacional dos tucanos coincide com a do PMDB, que também será realizada no dia 12 de junho.
Multa
O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e a sua presidente, Maria Izabel Azevedo Noronha, foram multados em R$ 7 mil por propaganda eleitoral negativa contra a pré-candidatura do ex-governador José Serra (PSDB) à Presidência da República. A ministra Nancy Andrighi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aceitou uma representação proposta pelo PSDB e pelo DEM contra o sindicato que, no dia 26 de março, promoveu um ato de protesto contra Serra em frente ao Palácio dos Bandeirantes.
PTB nos braços de Serra
O PTB nacional decidiu apoiar a candidatura de José Serra (PSDB) à sucessão presidencial, disse o presidente do partido, Roberto Jefferson (foto). Ele disse que a convenção de junho vai ratificar a decisão, que dará ao tucano mais 53 segundos de tempo na tevê. Mas, para não rachar o partido, Jefferson decidiu que irá liberar os estados que quiserem apoiar outra candidatura: "É fundamental construir a aliança sem arrebentar o partido". O PTB paranaense anunciou que pretende apoiar o senador Osmar Dias (PDT) ao governo estadual. Se Osmar fechar a aliança com o PT, deve carregar o PTB do Paraná para o palanque de Dilma Rousseff, pré-candidata petista à Presidência da República.
Número
10 medidas provisórias trancam a pauta do plenário da Câmara dos Deputados nesta semana porque estão com o prazo de tramitação vencido. A análise dessas MPs e de outras matérias depende de decisão dos Líderes, que se reúnem na terça-feira para definir a pauta da semana.
Jantar
O PDT paranaense se reúne amanhã no restaurante Madalosso, em Curitiba, para comemorar o fim da multa do Banestado. Oficialmente, o encontro será uma homenagem ao senador Osmar Dias, autor do Projeto de Resolução que definiu o fim da multa. Mas o jantar também servirá como uma forma de valorizar o passe do senador e pré-candidato ao governo do estado, que foi assediado na última semana por PT e PSDB.
Visita
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, estará amanhã em Curitiba e Paranaguá no litoral do estado. A ministra estará no Paraná para participar da inauguração de uma unidade do Restaurante Popular em Paranaguá e assinar termos de cooperação técnica entre a PUCPR, o Ministério Público e o governo do estado.
Tour antidrogas
O deputado paranaense Alceni Guerra (DEM) e outro seis integrantes da comissão externa criada para analisar a política antidrogas partiram ontem para Europa. O objetivo da viagem é conhecer as ações de combate e prevenção ao problema.
O roteiro dos parlamentares inclui Portugal, Holanda e Itália.
Pinga-fogo:
"O ex-governador de São Paulo deveria estar feliz por nosso governo estar fazendo superávit primário há sete anos e meio seguidos, ao contrário do governo anterior, do qual ele foi ministro do Planejamento."
Do ministro do Planejamento, Guido Mantega, em resposta ao questionamento do pré-candidato tucano à Presidência, José Serra, sobre a autenticidade da decisão do governo de cortar R$ 10 bilhões de despesas de custeio.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas