A semana deve ser de pouca movimentação na Assembléia Legislativa. Com o feriadão da Páscoa, temas polêmicos não devem entrar em votação por falta de quórum. A votação final da proposta de emenda constitucional que proíbe o nepotismo no Paraná estava prevista para terça-feira, mas se a Casa não estiver cheia, o presidente Hermas Brandão (PSDB) deve transferir para o dia 18. Como são necessários 33 votos para aprovação, o deputado não quer correr risco de ver a emenda rejeitada.
Já A bancada do governo quer a votação urgente do projeto que cria o novo salário mínimo no Paraná. A previsão é de que seja votado só depois de maio. "Os empresários foram beneficiadas com isenção fiscal e não têm do que reclamar. Agora é hora dos trabalhadores", disse o deputado Vanderlei Iensen (PMDB), que acompanhou a elaboração da proposta como ex-chefe de gabinete do governador. Segundo Iensen, o governo faz um apelo para que os sindicatos, maiores interessados na lei, se posicionem.
Inédita A atual crise política vai completar um ano e pode entrar para a história como uma das maiores já enfrentadas pela país. A avaliação é do deputado federal Cezar Silvestri (PPS-PR), que aponta como mais grave o fato de que os três poderes da República se envolveram em escândalos como o mensalão e a "intromissão" do Judiciário em questões do Legislativo, como a ordem do STF para o Conselho de Ética refazer o parecer que recomendava a cassação de José Dirceu (PT).
Recompensa Começou a tramitar na Câmara Municipal um projeto criando a lei de incentivo aos estágios remunerados em Curitiba. Pela proposta do vereador Ney Leprevost (PP), as empresas que contratarem estagiários terão isenção de ISS e IPTU proporcional ao valor gasto com os estágios. A idéia surgiu depois de ler pesquisa na Gazeta do Povo apontando que 70% dos jovens não têm emprego porque não têm experiência.
Homenagem A Assembléia Legislativa vai votar nos próximos dias o projeto que concede o título de Cidadão Honorário do Paraná a William Soto Santiago. Natural de Porto Rico, é teólogo graduado no México e doutor pela Universidade de United Kingdom, dos Estados Unidos. "Ele tem reconhecimento internacional pela sua atuação doutrinária que incentiva os estudos, a formação e qualificação profissional", disse o autor da proposta, o deputado Luiz Fernandes Litro (PSDB).
Controle A Câmara Municipal vai adotar um novo esquema de segurança a partir de amanhã. Todos os visitantes terão que se identificar e serão monitorados por um circuito interno de televisão. "É uma forma de garantir a segurança de todos que circulam no prédio", explica o primeiro-secretário, Fábio Camargo (PFL), que está implantando o sistema. Até o fim do ano, o vereador garante que também vai estar no ar a TV Câmara, que vai funcionar nos mesmos moldes da TV Senado.
Espera Os pedetistas aguardam para depois da Semana Santa uma resposta oficial da Executiva Nacional sobre o lançamento ou não de candidato próprio à presidência da República. Da decisão depende o futuro político do senador Osmar Dias (PDT). "Antes disso não tem como ele encampar de vez a campanha a governador", disse o líder do PDT na Assembléia, Luiz Carlos Martins. A preocupação é assumir a candidatura agora e ter que recuar se o partido lançar candidato à sucessão de Lula (PT).
Pinga-fogo
* O deputado estadual Alexandre Curi (PMDB) foi o primeiro dos vereadores de Curitiba a puxar a fila para a Assembléia Legislativa.
* A partir de janeiro, pode ter ao lado colegas que ficaram na Câmara: Ney Leprevost (PP), Reinhold Stephanes Jr (PMDB) e Fábio Camargo (PFL), que estão em campanha para deputado estadual.
* O ex-prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi (PFL), recebeu ontem a visita do presidente do PSB do Paraná, Severino Araújo, para discutir a sucessão estadual.
* O PSB, que ainda não decidiu em que palanque irá subir, foi consultar o pré-candidato a deputado federal.
* O deputado estadual Mauro Moraes (PMDB) prepara uma mobilização na Assembléia, no próximo dia 18, com sindicatos dos trabalhadores para pedir agilidade na votação do novo salário mínimo regional.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Deixe sua opinião