A Câmara aprovou nesta quarta-feira (10) a recriação da Superintendência do Desenvolvimento Sustentável do Centro-Oeste (Sudeco). Extinta em 1990, a autarquia atuará nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal e administrará o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FCO). O projeto segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com o relator da proposta na Câmara, deputado Sandro Mabel (PR-GO), o FCO movimenta cerca de R$ 1,8 bilhão em recursos emprestados pela União. O texto aprovado abre a possibilidade de criação de um outro fundo com recursos diretos do Orçamento, mas sem valor definido.
Segundo o relator, a recriação da Sudeco permitirá aos estados e à União melhorar a integração e atuar em conjunto em projetos de infra-estrutura. "A importância é que serão dadas diretrizes para otimizar os investimentos na região", explica Mabel.
O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) comemorou a aprovação do projeto. "A Sudeco foi extinta em 1990 e de lá para cá a região ficou sem nenhum apoio para incentivar o seu desenvolvimento".
Em 2006, o Congresso já havia aprovado a recriação das Superintendências do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Nordeste (Sudene).